Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 14 de Setembro de 2004 às 09:04

    Imprimir


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Acre fez nesta segunda-feira um apelo para que os Estados vizinhos parem imediatamente com as queimadas que estão sufocando a população.

Mesmo registrando número pequeno de focos de calor, pontos extremamente quentes detectados por satélite que normalmente significam ocorrência de fogo, o Acre sofre a conseqüência dos incêndios que devastam Mato Grosso, Rondônia e até a Bolívia.

"O deslocamento das massas de ar do Sul e Sudeste para o Norte, que periodicamente trazem frio para o Acre, agora estão transportando a fumaça. Todo ano isso acontece, mas neste ano a situação está insuportável", afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Edgar de Deus.

De acordo com dados do Prevfogo/Ibama (Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em 12 dias o Acre registrou 95 pontos de queima. Em Mato Grosso, o número chega a 14 mil. Em todo o mês de setembro do ano passado, o Estado somou 16.338 focos.

"Faço um apelo para que os nossos vizinhos parem imediatamente de queimar porque caso contrário ficaremos numa situação muito complicada. Estamos torcendo para que chova", declarou Deus.

O hospital de Base de Rio Branco, segundo o diretor do local, Thor Dantas, está tendo um incremento "importante" da procura de pessoas em busca de atendimento devido a problemas respiratórios. Ele não tinha nesta segunda-feira um levantamento numérico sobre o aumento dos casos.




Fonte: Agência Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374599/visualizar/