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Saúde
Sexta - 10 de Setembro de 2004 às 16:02
Por: JESIEL PINTO

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O Posto de Atendimento foi inaugurado hoje e é uma parceria entre a Ouvidoria Geral do CES e a Ouvidoria do Conselho Municipal de Saúde.

Já está funcionando o Posto de Atendimento da Ouvidoria do SUS na rua Treze de Junho, esquina com a Dom Bosco, no Centro de Cuiabá, na Central Estadual de Regulação do SUS (CERSUS). A inauguração nesta sexta-feira (10.09).

Na ocasião, a ouvidora municipal do SUS, Arenice Ribeiro Lopes, enfatizou a parceria entre o Estado e o município que tornaram possível a inauguração do espaço. A ouvidora geral do Conselho Estadual da Saúde (Ces), Edna Marlene da Cunha Carvalho, concordou com a necessidade de destacar o esforço conjunto para a instalação da Ouvidoria do SUS neste local. Ela disse que a Ouvidoria é "um braço da Ouvidoria do CES, em parceria com a Ouvidoria do Conselho Municipal de Saúde (CMS)".

O secretário de Saúde de Cuiabá, Luis Soares, além de concordar com os elogios propostos pelas duas ouvidoras foi mais além. Ele disse que o local foi uma escolha ideal para a inauguração do posto. "Estamos num lugar que pode ser chamado de recepção da cidadania do povo cuiabano", acrescentou. Este também foi o teor do comentário do secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado. "Aqui", afirmou o secretário, "é a porta de frente da Saúde. O Posto de Atendimento da Ouvidoria do SUS é o termômetro que vai apontar os nossos progressos no atendimento à Saúde".

Marcos Machado disse acreditar "que a Ouvidoria é o maior mecanismo que os usuários do SUS têm para fazer reclamações". Mas comentou que a palavra "denúncia", na sua opinião, soa muito forte para um local de atendimento. Ele ofereceu a palavra "sugestão" como uma opção mais de acordo com o papel que o Posto de Atendimento da Ouvidoria do SUS tem a desempenhar junto ao usuário. Ele pode reclamar, sugerir e pedir providências.

O secretário justificou a escolha do termo "sugestão" explicando que faz questão de dar publicidade aos atos da Saúde, no Estado. "Mas me preocupa a leviandade, o corporativismo, o jogo de interesses, o papel de facções que acabam criando situações inverídicas e mal informadas no trato da informação".

Por isso ele lançou um desafio: "Assine suas queixas, escreva e protocole sua reclamação. É para isso que a Ouvidoria do SUS está instalada aqui". Ele sugeriu que esse procedimento pode ser estendido a outras esferas, também.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, João Luiz Dourado, o superintendente da CERSUS, Vander Fernandes, o superintendente de Atenção Integral a Saúde, Victor Rodrigues, o presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Edvirges Filho, o secretário adjunto da Ses, Antonio Augusto de Carvalho, a coordenadora de Qualidade de Vida da Ses, Zuleide Klaein, autoridades e servidores da Saúde estiveram presentes ao evento.




Fonte: Ses-MT

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