Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 10 de Setembro de 2004 às 12:58
Por: Daisy Nascimento

    Imprimir


O Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into) vai realizar, nos dias 13 e 17 de setembro, o primeiro mutirão de cirurgia em pacientes com qualquer tipo de fratura, desde que o projeto foi implantado, em 2001. De janeiro a agosto foram operados 3.308 pacientes de todas as especialidades, sendo que só em cirurgia de trauma foram operadas 700 pessoas.

O Intituto já realizou mutirões para cirurgias de quadril, joelho, coluna, infantil, para colocação de fixador externo e ombro. De acordo com o chefe do setor de Traumatologia do Instituto, doutor João Matheus, com o mutirão o Into espera operar 70 pacientes em cinco dias, superando o próprio recorde de operações ortopédicas realizadas numa mesma especialidade, que foi a realização de 45 cirurgias para colocação de prótese nos joelhos em apenas cinco dias, e chegar ao fim do ano com um total de cinco mil operações.

Atualmente, cerca de 300 pessoas aguardam na fila de espera por uma cirurgia de trauma. São pessoas com fraturas nos membros superiores, bacia, fêmur e tíbia, entre outros casos. Cerca de 60% dos pacientes que serão operados neste mutirão estão nesta lista de espera e foram selecionados de acordo com o tempo na fila e a gravidade do caso. Os outros 40% são cirurgias de urgência.

De acordo com dados do instituto, os acidentes de carro são as causas mais freqüentes das fraturas, seguidos por lesões por acidentes de motos e quedas de altura. Os dados revelam ainda que, devido aumento no número de desastres automobilísticos e da violência urbana, a procura no setor de traumatologia cresceu muito nos últimos anos, e hoje o setor corresponde a 20% dos atendimentos.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374721/visualizar/