Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 15:25
Por: ADEILDO LUCENA

    Imprimir


Parlamentar destaca a importância das comemorações deste ano, num evento que marca a união da categoria.

O deputado Zeca D’Ávila (PFL) vai apresentar na próxima sessão da Assembléia Legislativa, Moção de Congratulações aos profissionais do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV, pela comemoração hoje, 09 de setembro, do dia do Médico Veterinário.

Na justificativa, o parlamentar destaca a importância especial das comemorações deste ano, iniciadas no último dia 06 e seguem até amanhã (10), a XIV Semana do Médico Veterinário. “O objetivo foi a realização de um evento relevante que unisse toda a categoria”, diz o deputado.

Além de citar o fato de que o CRMV-MT está completando 35 anos e a Sociedade Mato-grossense de Medicina Veterinária (SOMATOVET) 30 anos de atividade no estado, o parlamentar lembra que está iminente o início do processo de construção da futura sede que abrigará as entidades representativas da classe e dos zootecnistas. “Por isso, é muito importante essa união”.

Ao parabenizar os Médicos Veterinários pelo dia 9 de setembro, data em que o então presidente Getúlio Vargas, em 1933, por meio da assinatura do Decreto nº 23.133, normatizou a atuação do veterinário e o ensino da profissão no país, o deputado do PFL reconhece a importância da profissão “não só para a economia mato-grossense, mas também para toda a sociedade”.

Ao ressaltar a importância desses profissionais, Zéca argumentou que a carne, os ovos, o leite e derivados, e até mesmo o peixe que consumimos diariamente, antes de chegarem a nossa mesa, passam pelo controle dos veterinários.

Ele cita o fato de que os veterinários atuam em clínicas e cirurgias de animais domésticos, silvestres e de rebanhos; em indústrias de produtos para animais, como rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Mas observa que juntamente com outros profissionais, por exemplo, biólogos e zootecnistas, que colaboram com a manutenção do equilíbrio do Meio Ambiente, estando presentes no manejo e conservação de espécies, em estudos sobre a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar projetos em reservas naturais.

“Sem esse trabalho, a natureza corre o risco de sofrer desequilíbrio e o homem seria terrivelmente afetado, veja-se a possibilidade da extinção de algumas espécies levar ao desaparecimento de inimigos naturais de muitas pragas, e esse descontrole pode inviabilizar nossa agropecuária”, afirma o deputado.

Além do aspecto da saúde animal, Zeca D’Ávila lembra que o veterinário está ligado diretamente à saúde do homem. E, que sem ele não haveria o controle das doenças dos animais que em muitos casos podem afetar o ser humano, como a raiva, a brucelose, a tuberculose, a leptospirose, a aftosa, entre outras doenças. “Se Mato Grosso é hoje uma área livre de febre aftosa, o que possibilitou maior aceitação de nossa carne e melhores negócios, com certeza houve a participação decisiva dos profissionais veterinários na obtenção da certificação”, finalizou.

Após a aprovação em plenário, na terça-feira (14), a homenagem será encaminhada para todas as entidades que representam a categoria.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374847/visualizar/