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Saúde
Quarta - 08 de Setembro de 2004 às 14:51
Por: JESIEL PINTO

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A instalação do Posto de Atendimento é um primeiro passo para a interiorização da Ouvidoria Geral do CES

A partir do dia 10 de setembro começa a funcionar o Posto de Atendimento da Ouvidoria Geral do Conselho Estadual de Saúde. O posto funcionará à rua Treze de Junho, esquina com a rua Dom Bosco, no bairro do Porto, na Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (Ses). A instalação do Posto de Atendimento acontecerá às 8h30 da manhã do dia 10.

A ouvidora geral do Conselho Estadual de Saúde (CES), Edna Marlene da Cunha Carvalho, disse que o posto "representa um braço da Ouvidoria do Estado, em parceria com a Ouvidoria do CES, em Cuiabá, para ouvir as reclamações, denúncias, sugestões e elogios do usuário do SUS". Na opinião dela, representa também um primeiro passo em direção à implantação de mais 13 ouvidorias municipais de Saúde, no Estado. Se possível ela quer fazer isso ainda durante o ano de 2004.

A estrutura do Posto de Atendimento compõe-se de uma sala, telefone, fax, computador e um funcionário capacitado. A estrutura legal se baseia em Leis, Decretos e Regimento Interno.

A instalação do Posto de Atendimento vai mudar a rotina de reclamações que vinha sendo seguida até aqui, em casos de reclamações para problemas de mau atendimento na Saúde. Antes da instalação do Posto de Atendimento o usuário do SUS precisava buscar, primeiro, os administradores do serviço de Saúde prestado. Caso não ficasse satisfeito com a solução proposta o usuário poderia recorrer ao Conselho Municipal de Saúde. Caso não obtivesse a atenção desejada do Conselho ele poderia recorrer a Ouvidoria Geral.

Agora, não mais. Reclamações, denúncias e sugestões podem ser encaminhadas diretamente ao Posto de Atendimento da Ouvidoria que terá, inclusive, prazos para dar um retorno ao usuário do SUS.

Edna Carvalho afirmou que o serviço só trará vantagens para os clientes do SUS. "O Posto de Atendimento abre um canal democrático, exclusivo do usuário do SUS, com a administração pública. Ele tem, agora, um canal de acesso fácil para expressar sua insatisfação com o serviço público e poderá ter atendido suas solicitações", explicou.

CREDIBILIDADE - O procedimento, na opinião de Edna Carvalho, é uma via de mão dupla. "O Posto de Atendimento abre, também, um canal democrático de relacionamento com a sociedade. Ele poderá ajudar o serviço público a identificar as necessidades do Sistema", afirmou a ouvidora geral.

Para Edna Carvalho o Posto de Atendimento vai aumentar a credibilidade do sistema SUS, melhorará o direcionamento, o atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população e fortalecerá a imagem da instituição junto à população. Também vai fornecer subsídios para que a Ouvidoria do CES possa fazer reformulação de procedimentos e normas para um melhor aparelhamento das áreas de atendimento e para a moralização do SUS.




Fonte: Ses-MT

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