Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 02 de Setembro de 2004 às 14:31
Por: Cristina Índio do Brasil

    Imprimir


Oitenta alunos de duas escolas municipais de Realengo e Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, tiveram hoje uma programação diferente. Elas assistiram, no Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã, zona norte da cidade, a uma palestra do atleta olímpico e fisioterapeuta Arnaldo de Oliveira. Depois, participaram de uma corrida de 60 metros e todas ganharam medalhas. As atividades fizeram parte do Projeto Heróis do Atletismo, criado pela Caixa Econômica Federal. A intenção é aproximar jovens de comunidades carentes de grandes atletas.

Na palestra, Arnaldo contou a própria história e mostrou que as dificuldades não impedem uma pessoa de conquistar vitórias. O atleta disse aos alunos que morava em Oswaldo Cruz, subúrbio do Rio, e para treinar, muitas vezes precisava pegar carona nos ônibus. Quando começou, não tinha nem o tênis para a prática do esporte. “Não me alimentava bem e às vezes tinha dor de cabeça nos treinos”.

Arnaldo afirmou que foi com as conquistas no esporte que teve oportunidade de ganhar bolsas de estudo e assim pôde se formar em Educação Física e Fisioterapia. Lembrou, emocionado, as participações nas Olimpíadas de Los Angeles em 84, Seul em 88, Barcelona em 92 e Atlanta em 96. Somente na última ele conseguiu receber uma medalha. O atleta chamou a atenção dos jovens para o fato de que essa é uma prova em que é preciso ter persistência. “O meu orgulho é ter conquistado tudo sem ter me drogado. Nunca tomei anabolizantes”, disse Arnaldo, que aconselhou os jovens a se afastarem de más influências.

O aluno Bruno Gonçalves Barreto, de 15 anos, que mora em Realengo, gostou do que ouviu. Ele também enfrentou dificuldades e com a informação de um amigo vizinho começou a fazer atletismo em um quartel da Polícia Militar em Sulacap. Há um ano, Bruno teve que parar. Precisou fazer uma cirurgia e agora, que começa a se recuperar, está pensando em voltar ao atletismo . “Sou do nível dele também. Vou tentar me superar e voltar para o esporte. É saudável. Todo que você pensar de bom, tem no esporte”, disse o aluno cuja meta é participar de uma Olimpíada.

O projeto Heróis do Atletismo foi criado pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela prática do esporte. A Caixa é patrocinadora oficial da modalidade. Os atletas olímpicos Robson Caetano, Joaquim Cruz e Nelson Prudêncio também participam do projeto.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375265/visualizar/