Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Setembro de 2004 às 16:34

    Imprimir


A poluição do ar e sonora aumenta os riscos de ataques cardíacos, elevando as chances de pessoas suscetíveis virem a sofrer de problemas cardiológicos severos, revelou uma nova pesquisa publicada hoje. A exposição continuada ao ruído aumenta os riscos de ataque cardíaco em 140%, enquanto a poluição atmosférica levou a um número maior de hospitalizações de pessoas que já tinham sofrido ataques cardíacos, segundo dois estudos separados apresentados num congresso da Sociedade Européia de Cardiologia, na cidade de Munique, sul da Alemanha.

"Há uma relação direta entre o nível de poluição do ar e a freqüência das doenças", disse Stephanie von Klot, do centro de pesquisas de meio ambiente e saúde GFS, na cidade de Neuherberg, sul da Alemanha. "É possível ver o aumento dos riscos (de ataques cardíacos) mesmo abaixo dos atuais limites legais (de poluição do ar)", acrescentou a diretora do projeto GSF, Annette Peters.

Um aumento sutil nos níveis de descarga de diesel no ar leva a um aumento das hospitalizações de 2,5%. As descobertas se basearam num estudo realizado pela União Européia junto a 22 mil pacientes cardíacos de cidades como Augsburg, Barcelona, Helsinque, Roma e Estocolmo.

Poluição sonora aumenta estresse

Enquanto isso, descobriu-se que a poluição sonora faz disparar os níveis de hormônios causadores de estresse, afetando a pressão sangüínea e a concentração de lipídios no sangue, segundo um estudo da Universidade Charite de Berlim.

Os pesquisadores examinaram a exposição de 4.115 pacientes cardíacos a níveis excessivos de ruído. As mulheres expostas a níveis constantes de ruído em casa têm maior risco significativo de sofrer ataques cardíacos.

Embora o estudo não tenha apontado para riscos similares entre os homens, foi observado um aumento do risco entre homens que trabalham em locais de trabalho barulhentos.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375375/visualizar/