Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Setembro de 2004 às 16:11
Por: CAROLINA MIRANDA

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com A OMEP - Organização Mundial para Educação Pré-escolar, promove entre os dias 02 e 04 de setembro a 1ª Oficina de Radialistas pela Infância no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. As sessões serão abertas a partir das 14h.

A oficina é voltada aos profissionais da área do rádio, pois representam uma força significativa na comunicação social, podendo transmitir à população informação e orientações sobre saúde, educação, alimentação e as formas de cuidado que devem ter com seus filhos.

As metodologias estabelecidas para a oficina são: dinâmicas, reflexões, comentários sobre linguagem, produção, gravação e apresentação dos programas a serem exibidos nos municípios.

O evento tem como finalidade capacitar em média 48 profissionais que integram o projeto "Encantando a Infância" para abordagem do tema, que é resgatar junto às famílias o cuidado, o afeto que elas devem ter para com seus filhos desde o momento da concepção, fortalecendo assim as competências familiares.

Esse projeto será distribuído nos municípios prioritários que tem a cobertura do projeto "Encantando a Infância". Dentre os municípios estão Barão de Melgaço, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Nobres,Nova Mutum Poconé, Cuiabá, Várzea Grande, etc.

O projeto "Encantando a Infância" tem como meta o fortalecimento das competências familiares dando prioridade às crianças, assegurando a promoção à saúde dentro do contexto sócio-econômico e cultural.

Devido a grande fragilidade no atendimento das necessidades básicas como Saúde, Educação e, considerando os elevados índices de Mortalidade Infantil, crianças sem registros, o projeto vem retratar diretamente as necessidades das famílias carentes do Estado. "Uma família estruturada e com conhecimento de como cuidar dos filhos é uma família fortalecida e com qualidade de vida", esclareceu a coordenadora do projeto frente a Ses, Alaíde de Alencar Taques Siqueira.

Para atender as necessidades das famílias estão sendo desenvolvidos planos de ações como: plantio de buchas vegetais em quintais e produção de vassouras verdes para aumentar a renda e desenvolvimento de trabalhos para sua subsistência .

A Ses firmou essa parceria com a Omep pelo fato das duas tratarem de coisas similares, pois além de trabalhar com a educação infantil eles se preocupam com a questão da saúde. "Uma família saudável é uma família feliz e com perspectiva de crescimento", disse Alaíde de Alencar Taques Siqueira.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375382/visualizar/