Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 25 de Agosto de 2004 às 17:01
Por: CAROLINA MIRANDA

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Superintendência de Saúde Coletiva (SUSAC), em parceria com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CENEN) e SAER (Serviço de Atendimento a Emergência Radiológica), promove entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro um curso de Ações e Respostas a Situações de Emergência de Origem Nuclear e Radiológica, no Hotel Global Garden, em Cuiabá.

O objetivo é preparar profissionais nas ações básicas de radioproteção que devem ser aplicadas durante uma situação de emergência reduzindo os riscos e efeitos advindos de acidentes. O curso acontecerá no período de 08h às 17h, tendo uma carga horária total de 40h.

De acordo com a responsável técnica da vigilância sanitária (VISA), Júnia Soares de Campos, este curso vem atender à necessidade de se criar no âmbito estadual uma rede de profissionais treinados para dar resposta em situações de emergência de origem nuclear e radiológica. "Faz-se necessário proporcionar aos técnicos subsídios que irão contribuir em situações emergenciais, como noções de isolamento da área e posteriormente conectar o CENEN em casos de acidente" informou Júnia Soares.

Júnia Soares explicou ainda que esse curso só foi possível ser realizado graças ao apoio técnico da Escola de Saúde Pública para promoção desse curso de capacitação aos profissionais de diferentes áreas para atuar nas ações básicas de radioproteção.

A missão da Escola de Saúde Pública é garantir a educação permanente aos trabalhadores da saúde enfocando os aspectos éticos, políticos, técnicos e científicos na perspectiva de sua melhor inserção e desempenho profissional, visando a melhoria dos serviços de saúde, a qualidade de vida da população e o fortalecimento do SUS em Mato Grosso. "Pretendemos promover a qualificação profissional para que os técnicos possam desempenhar suas funções de forma resolutiva e um atendimento humanizado aos usuários do SUS", esclareceu a diretora da ESP, Marta Mansur Bumlai.

Esse curso pretende capacitar em média 40 profissionais de diferentes áreas como: Profissionais da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Vigilância Ambiental, Fema e outras.

A metodologia proposta para esse curso será trabalhada pelos instrutores do CENEN através de aulas expositivas, trabalhos em grupo e aulas práticas (simulação de um acidente). Os temas abordados serão: conceitos básicos de radioproteção, efeitos biológicos da radiação, o sistema de atendimento a emergências, fontes de radiação ionizante, primeiros socorros para radioacidentados.

As radiações ionizantes exercem papel importante em vários campos de atividades humanas como na medicina, odontologia, indústria, veterinária, pesquisa, hidrologia e outros.

A técnica da VISA, Rosiney Ramos de Souza, disse que essas radiações ionizantes aqui no Estado podem ser encontradas em indústrias de bebidas, clínicas de medicina nuclear e radioterapia ."A utilização de radiação ionizante é cada vez mais freqüente, por isso a necessidade dessas capacitações para profissionais do ramo caso ocorram acidentes envolvendo materiais radioativos e os mesmos estejam preparados", explicou Rosiney Souza.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375711/visualizar/