Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 24 de Agosto de 2004 às 08:28
Por: ANA ASSUMPÇÃO e SORAIA FERREIR

    Imprimir


Aproximadamente cinqüenta diretores de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (23.08) participando da palestra "Os desafios da Gestão Escolar em Mato Grosso", com diretoras de escolas norte-americanas. O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Antônio Carlos Máximo, fez a abertura da palestra que aconteceu no auditório da Secretaria de Infra-Estrutura (Sinfra).

As diretoras Mirian Acosta-Sing e Coran James são de escolas públicas de Nova York, nos Estados Unidos, e estão em Mato Grosso participando de um programa de intercâmbio realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a Embaixada Americana. Vieram ao Brasil mais seis diretores que fazem o mesmo trabalho em outros estados.

Na abertura da palestra, organizada pela Seduc por meio da Superintendência de Gestão Escolar (SGE), o secretário adjunto apresentou informações sobre a educação pública em Mato Grosso e ressaltou o trabalho do gestor educacional. "Hoje o Brasil está democratizado na política escolar, porém o campo administrativo encontra-se muito centralizado e cabe ao gestor trabalhar na descentralização política e financeira das escolas", ressaltou Máximo.

Um debate também foi promovido durante o encontro, em que as diretoras americanas e os diretores mato-grossenses tiveram a oportunidade de trocar experiências. A diretora Mirian Acosta-Sing destacou a importância da tecnologia para oferecer uma educação de qualidade aos alunos. "Em nossa escola cada aluno tem seu laptop e quando necessário o levam para fazer a tarefa em casa", conta Miriam. Ela ressalta que isso foi possível devido a parcerias firmadas com bancos e outras empresas.

Outra observação que as diretoras fizeram foi em relação ao processo de escolha de gestor escolar. Nas escolas de Nova York, os diretores são escolhidos pela análise do tempo de carreira. Em Mato Grosso, a escolha é feita por meio do voto direto em que participam alunos, pais e professores.

VISITA - Durante os cinco dias em que estiveram em Mato Grosso, as diretoras americanas visitaram a escola modelo de Cuiabá, E.E. Diva Hugueney, o Liceu Cuiabano Maria Arruda Muller, por ser a escola mais antiga de Mato Grosso, e também estiveram na escola Presidente Médici e em uma escola particular.

Nesta terça-feira (24.08), Mirian Acosta-Sing e Coran James serão recebidas pela Secretaria de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, em seu gabinete, antes de partirem para Salvador, onde receberão o Prêmio de Referência em Gestão Escolar, pelo Consed.




Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375797/visualizar/