Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Agosto de 2004 às 16:51
Por: CAROLINA MIRANDA

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira (19.08), a oficina para Implantação dos Hospitais Sentinelas no Estado. Os Hospitais Sentinelas têm como enfoque principal observar, detectar e registrar as ocorrências, verificando as causas do acidente, se o paciente é um trabalhador, e se o mesmo estava em seu ambiente de trabalho. A partir desses registros de ocorrências é que se tornam possíveis os planos de ações e o encaminhamento para a fiscalização das empresas.

A gerente em Saúde do Trabalhador, Ivanil Mamoré de Souza, disse que "os Hospitais Sentinelas são a forma mais adiantada de prevenção na saúde do trabalhador que existe". A oficina termina amanhã (dia 20), às 6 horas da noite.

A oficina vai capacitar 60 profissionais da área da Saúde que se tornarão multiplicadores da informações ministradas. Técnicos, gestores da saúde e representantes dos sindicatos dos trabalhadores e profissionais dos hospitais regionais de Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Cuiabá participam da oficina.

Os temas que serão abordados nessa oficina são Inserção de Ações da Saúde do Trabalhador na Atenção Básica, Apresentação da Portaria 777/2004 e Observatório em Saúde do Trabalhador, Trabalhos em grupos sobre proposições de temas, eixos e ações para a formação de necessidade de ações para a formação da rede sentinela nas regionais, entre outros.

A gerente de Vigilância à Saúde do Trabalhador, Ivanil Mamoré de Souza, disse que a mudança que deverá ocorrer, a partir dessa oficina, será de enfoque e de estrutura. "Até o momento a preocupação da Vigilância em Saúde, na realidade, não levou em conta o trabalhador, atendendo mais a questão da fiscalização. Agora isso vai mudar e a Vigilância vai integrar suas ações a outras vigilâncias e segmentos", informou.

Segundo Ivanil Mamoré a preocupação de estar capacitando esses técnicos das regionais é a facilitação e a descentralização das ações, sendo que é muito mais fácil o acesso dessas pessoas pois elas estão mais perto da realidade de cada município.

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção, as relações entre o trabalho e a saúde. "Promoção e proteção da saúde do trabalhador por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes de trabalho são procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada aos usuários do sistema único de saúde", esclarece Ivanil Mamoré.

Em princípio será construído um Hospital Sentinela estadual e outros três nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop identificou a gerente.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376040/visualizar/