Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 18 de Agosto de 2004 às 15:34
Por: CIDA CAPELASSI

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, e do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência(Siate), abre estágio para acadêmicos de medicina, para exercerem a função de socorristas no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel.

O gerente Pré-Hospitalar da Ses, e também diretor do Siate, Gunther Peres Pimenta, informou que o estágio chamado de Esaame- Estágio de Adaptação para Acadêmicos de Medicina ,tem como finalidade capacitar os acadêmicos do 4º, 5º e 6º ano de medicina como estagiários da equipe de regate do Siate. O objetivo é que eles auxiliem nos procedimentos de emergência à vítimas de trauma e em apoio às emergências clínicas, ou seja, todos os pedidos de socorro médico(de natureza clínica, cirúrgica, traumática, inclusive as psiquiátricas).

Eles apreenderão os procedimentos do primeiro atendimento necessário à estabilização do quadro de urgência apresentado no local do acidente, bem como sobre o correto encaminhamento a rede de serviços de saúde para a continuidade do tratamento.

"Com a oportunidade da prática pré-hospitalar na rua, esse futuro médico terá mais facilidade no dia-a dia do seu trabalho,quando estiver dentro de um hospital e se deparar com uma situação semelhante do que aprendeu com a equipe do Siate",disse Gunther Pimenta.

Serão aceitos somente 80 inscritos que concorrerão a 9 vagas. As inscrições serão abertas no dia 30 de agosto (segunda-feira) a 3 de setembro (sexta-feira). A prova seletiva acontece no dia 15 de setembro (quarta-feira), na Escola de Saúde Pública do Estado, localizada no bairro Coophema, Av Adauto Botelho s/n, às 19 horas.

A prova seletiva é escrita, com questões voltadas para a área de saúde em emergência -médico clínica e de primeiros socorros.

O instrutor do Esaame, é o Major Ricardo Antônio Bezerra Costa, do Corpo de Bombeiros Militar, sendo sua principal função a de orientar os alunos nas aulas prática, sobre os procedimentos dos serviços pré-hospitalar móvel, sobre o perfil do socorrista, atendimento inicial a vítima do trauma, imobilização de fraturas, correto socorro e transporte da vítima de acidente,garantindo o suporte básico da vida no local da ocorrência. Há uma diferença entre bombeiros socorristas e médicos socorrista. "Nós bombeiros exercemos a função de socorristas, já os médicos socorristas são os que trabalham nas UTIs móveis do Siate, onde podem realizar procedimento clínico especializado, como pequenas cirurgias, contenção de hemorragia entre outros necessários na garantia da vida. É um trabalho integrado, um trabalho de resultado onde bombeiros e médicos possuem um só objetivo o de salvar vidas", disse o major Ricardo.

O estágio terá carga horária de 296 horas, sendo metade teórica e metade prática. As aulas serão ministradas nas Unidades de Resgate do Siate, em dois turnos e principalmente nos finais de semana em sistema de plantão diurno e noturno. " Os selecionados não terão vínculo empregatício com a Ses, e as inscrições e o estágio são totalmente gratuitos. A intenção é capacitar acadêmicos de medicina, como socorristas da equipe de resgate do Siate para no futuro, quem sabe se tornarem um dos médicos socorristas", disse o Major Ricardo Costa.

A parceria vem da necessidade e de encontro aos princípios do Sus, o de atender a todos com dignidade, profissionalismo e acima de tudo integrado ao Sistema, uma vez que o atendimento pré-hospitalar é um serviço de urgência e necessita as vezes da utilização de serviços de complexidade para a continuidade do tratamento da pessoa atendida.

"O Serviço de atendimento pré-hospitalar móvel é uma atribuição da área da saúde, vinculado a Central de Regulação, com equipe e frota de veículos compatíveis com as necessidades de saúde da população.Hoje a cobertura dos serviços do Siate na Capital pode ser considerado satisfatório.Uma ação pactuada e de compromisso firmada entre o Secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, o Corpo de Bombeiros Militar e Siate", finalizou Gunther Pimenta.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376109/visualizar/