Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 23:16

    Imprimir


Começou nesta segunda-feira (16) o curso de capacitação voltado para a pecuária, no município de Alta Floresta (800 km de Cuiabá). O projeto, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), tem o objetivo de qualificar profissionais em manejo de gado de campo, conhecido como vaqueiro, reduzindo os níveis de desemprego.

Estarão participando do curso 15 trabalhadores da região, que foram selecionados pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso e que serão, posteriormente, inseridos no cadastro do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para encaminhamento ao mercado de trabalho.

“Mato Grosso ocupa uma posição de destaque, em nível nacional, no que se refere à pecuária e, portanto, precisamos criar oportunidades para que os trabalhadores dessa área sejam capacitados”, afirmou a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi. Segundo ela, a qualificação profissional do trabalhador na pecuária pode contribuir para manter o homem na zona rural, trabalhando com dignidade.

O conteúdo programático inclui aulas de ferramentas, manejo de cria, recria, engorda e de curral. A Setec ministrará aulas sobre ética e cidadania, o INSS sobre direitos e deveres previdenciários e a Delegacia Regional do Trabalho sobre noções de direitos do trabalho. Além destes, são parceiros do projeto a Ong Moradia e Cidadania, responsável pelo repasse dos recursos financeiros, o Indea, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Senar, ambos auxiliando na elaboração e avaliação do projeto.

No total, são 88 horas/aula, divididas em 11 dias de curso, que serão realizados em propriedades rurais equipadas com as instalações necessárias para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

O ex-aluno do curso de Pecuária, Edevaldi Pedroso, 30, já está empregado em uma fazenda do município de Nova Mutum e toma conta de mais de 70 cabeças de gado. “Antes de começar o curso, eu estava perdido porque tinha sido mandado embora e não estava conseguindo arrumar emprego”, afirmou Edevaldi.

Segundo ele, após a conclusão do curso, não uma, mas várias oportunidades surgiram. “Depois que estou trabalhando aqui, outros três fazendeiros já me chamaram pra trabalhar com eles. Os trabalhadores que participaram do curso estão sendo valorizados”, concluiu.

Ainda em 2004, serão contemplados também os municípios de Apiacás, Juara, Juína, Brasnorte, Terra Nova do Norte e Colíder com o projeto “Parceria Rural – Pecuária”.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376154/visualizar/