Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 17:07
Por: RAQUEL TEIXEIRA

    Imprimir


Barra do Garças, MT - No encontro das águas dos rios Araguaia e Garças, em um cenário de intensa beleza natural, no município de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), foi realizado neste domingo (15.08) a 7ª etapa do 1º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso. Centenas de pessoas lotaram a margem esquerda do rio Araguaia, no Porto do Baé, para acompanhar a largada das 95 equipes participantes, realizada na ponte sobre os rios que separa os Estados de Mato Grosso e Goiás.

O evento, que contou com a participação da secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis, é realizado pela Sedtur, com o apoio do Ministério do Turismo e conta com as parcerias da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Ibama e Prefeitura.

O número de participantes é recorde entre as sete etapas realizadas até o momento e reuniu pescadores esportivos de vários Municípios mato-grossenses e do Estado de Goiás. A etapa de Barra do Garças fez parte do 3º Festival Nacional de Pesca do Araguaia (FNPA), realizado pelo Município. Entre os participantes, estava o secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, que integrou a equipe Patuscada.

O evento é uma realização inédita e traz ao Governo a oportunidade de fomentar o turismo interno em todas as regiões de Mato Grosso, em especial nos municípios envolvidos, aliando o desenvolvimento sustentável à difusão de noções de educação ambiental, além de regulamentar as competições de pesca no Estado.

Uma das principais regras do torneio é que a equipe seja composta de, no mínimo, duas pessoas embarcadas. A pesca é realizada no sistema "pesque e solte". A preservação ambiental é outra das preocupações da organização do campeonato e para tanto, equipes de fiscalização da Fema, Ibama e Polícia Florestal acompanham o evento, monitorando a pesca, que deve ser feita dentro das medidas previstas no regulamento. A Fema realiza também durante o evento, campanha de conscientização junto aos participantes a à população em geral.

Para a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Assis, o campeonato é uma das alternativas para incrementar a atividade turística nas cidades onde exista potencial. Além de ser mais uma opção de incremento ao turismo, o torneio está possibilitando a integração de pescadores de várias regiões e até mesmo de outros Estados. "O campeonato está proporcionando aos Municípios a oportunidade de mostrar o potencial turístico, além de gerar economia para a cadeia produtiva local. O Governo está fomentando essa política, incentivando a prática do turismo aliado ao desenvolvimento sustentável e respeito ambiental", destacou a secretária.

A idéia é de que competidores de um município participem dos festivais e etapas do estadual em outros. Assim, a ‘indústria sem chaminé’ do turismo integra o Estado, que tem três ecossistemas: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônia.

A equipe vencedora do festival, a Informatec, de Barra do Garças, foi premiada com um carro zero quilômetro. Em segundo lugar ficou a equipe Garça Pesca, de Nova Xavantina, e em terceiro, a Gaivota do Araguaia, de Barra do Garças.

A sexta etapa da competição ocorreu no rio das Mortes, em Nova Xavantina (645 km a Leste de Cuiabá). O campeonato, que começou no dia 18 de abril, no Rio Paraguai, em Barra do Bugres, a 168 km a Médio-Norte de Cuiabá, teve a quinta etapa realizada também no Rio Teles Pires, em Santa Rita do Trivelato, a 445 km ao Norte, em Sinop, a 500 km ao Norte e no Rio Araguaia, e em Luciara, a 1.116 km a Nordeste da Capital.

O campeão estadual de pesca, a ser conhecido no dia 19 de setembro, em Pontes e Lacerda, receberá como prêmio um carro zero quilômetro, doado pelo Governo do Estado. As etapas dos Municípios de São José do Rio Claro (29/08) e de Sorriso (05/09) foram canceladas a pedido das Prefeituras, não fazendo mais parte do circuito estadual.

TURISMO - O Município de Barra do Garças conta com imenso potencial turístico, que agrada toda espécie de visitante, do pescador ao amante dos esportes de aventura. Com rios piscosos da Bacia do Araguaia, serras Azul e do Roncador, além de um parque de águas termais, a cidade é ponto certo para quem aprecia a natureza em todo seu esplendor, movimentando o município, que tem no turismo uma das principais fontes de economia.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376268/visualizar/