Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 12:04
Por: CIDA CAPELASSI

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde lança oficialmente no dia 18 (quarta-feira) às 9 horas da manhã, no Parque Mãe Bonifácia, a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação no Estado, em Cuiabá. Com o slogan "A Gotinha que Vale Ouro", a campanha tem como objetivo vacinar 95% das crianças de 0 a 05 anos contra a paralisia infantil.

A meta para esta segunda etapa é de que 275.289 crianças sejam imunizadas contra a poliomielite (paralisia infantil) e 222.293 crianças de 1 a 4 anos de idade com a vacina Tríplice Viral (sarampo , rubéola e caxumba. Contra a Hepatite B é de vacinar 125.493 pessoas de zero a 19 anos.

Neste dia 18 a primeira gotinha será dada pela secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, a segunda pelo secretário de Estado de Saúde Marcos Machado, e a terceira gotinha pelo secretário municipal de Saúde Luiz Soares.

"Todos os anos o lançamento é feito três dias antes da data nacional da multivacinação, que no caso é o dia 21 de agosto (sábado), como forma de atrair e despertar a população para tão importante evento. Neste dia 18 crianças das creches Nasla Aschkar (bairro do CPAI), e João Crizóstemo (bairro Doutor Fábio), são as convidadas do Estado para estarem antecipadamente recebendo as vacinas.

Segundo a superintendente de Saúde Coletiva da SES, Moema Blatt, as crianças além de estarem sendo imunizadas no parque Mãe Bonifácia, participarão também de atividades lúdicas(pintura, modelagem), atividades esportivas como aeróbica e ambiental com passeio ecológico. "O Zé Gotinha estará presente no evento e vai surpreender a garotada. A sua chegada está sendo guardada a sete chaves, e promete. A Ses conta também com a participação da população, e com a disponibilidade dos pais em estarem levando suas crianças no Parque neste dia 18, para participarem do evento e também receberem a vacina, num dia festivo" disse Moema Blatt.

DIA 21 DE AGOSTO - A 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomelite e Sarampo, acontece no dia 21 de agosto. Os pais devem levar seus filhos menores de 5 anos aos postos de saúde para receberem as vacinas.

Em todo o Estado estarão envolvidos na mobilização cerca de 2.500 postos de saúde , 1.529 veículos e mais 10.000 profissionais , entre servidores públicos, privados e voluntários.O atendimento será realizado no horário de funcionamento normal dos postos, das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde. "A proposta da Ses é completar a proteção das crianças contra a poliomielite e protegê-las também do risco da importação do sarampo. Todas as crianças menores de 5 anos - mesmo as que tomaram a vacina na primeira etapa da campanha deste ano - precisam receber a segunda dose contra a pólio.", afirmou a superintendente

Sobre a vacina Tríplice Viral, Moema Blatt explicou que, "caso a criança já tenha sido vacinada, a dose vai servir como um reforço". Diferente da vacina contra a Pólio, que com uma simples gotinha imuniza a criança, a Tríplice Viral é aplicada por meio de injeção e necessita de um reforço."O principal objetivo da realização dessa segunda etapa da campanha é manter o bloqueio da circulação de quatro agentes infecciosos virais: o Poliovìrus I,II,III e o vírus do Sarampo.

Na ocasião, as vacinas em atraso poderão estar sendo atualizadas. É de suma importância levar o cartão da criança. "É fundamental manter a vacinação das crianças em dia, principalmente contra a paralisia infantil, para que não haja risco de possibilidade da doença voltar no país, uma vez que a doença foi erradicada. A vacina é a única forma de se prevenir contra a doença", garante a superintendente.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376301/visualizar/