Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 14:34

    Imprimir


O Programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas com fins Terapêuticos e Alimentares, "Fitoplama", foi apresentado, na manhã desta quarta-feira (11.08), à secretários de Estado, secretários-adjuntos, técnicos e representantes do Sebrae, do Conselho Regional de Medicina, de universidades e de entidades da sociedade civil organizada, no auditório da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania.

A reunião teve o intuito de apresentar o programa para que eles avaliassem e dessem sugestões. No dia 30 de agosto foi feita a apresentação aos técnicos das Secretarias de Estado e representantes das demais instituições ligadas ao programa.

O Fitoplama será implementado por meio de Lei estadual e regulamentado através de decreto governamental. Também está proposta a criação de um Conselho Estadual de Plantas Medicinais e Aromáticas (CEPLAMA), que é a instância de suporte político para promover e apoiar ações referentes ao Fitoplama, com o objetivo da melhoria da qualidade de vida da população; promover e apoiar a integração das ações entre os órgãos que compõem o CEPLAMA, bem como os que não o integram, estimular e apoiar a criação de Programas Municipais; obter recursos financeiros para implantação e desenvolvimento das ações do programa e promover o controle social.

A política de ação do programa deverá contemplar áreas de conhecimento referentes à preservação e conservação cultural e ambiental, cultivo e beneficiamento primário, produção de medicamentos fitoterápicos, formação e capacitação em todos os níveis de ensino.

O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dos mato-grossenses através da utilização de fitoterápicos, plantas medicinais e aromáticas com fins terapêuticas e alimentares visando a sustentabilidade social, ética, bioética, ambiental, cultural e econômica.

O presidente da Empaer, Aréssio Paquer, destacou que o governador Blairo Maggi já demonstrou entusiasmo e crédito no programa. "Nós temos em Mato Grosso a oportunidade de implementar um programa de geração de renda, economicamente viável e ecologicamente correto. Nós teremos uma produção limpa e rentável, principalmente para os pequenos agricultores", disse Paquer.

O Fitoplama pretende atuar nas áreas de pesquisa, educação, meio ambiente, produção, assistência à saúde, comercialização, informação e inclusão social. Também está prevista a criação de sistemas de padronização e controle, visando garantir a qualidade da matéria-prima medicinal vegetal, sistema de informatização de dados.

Serão beneficiários do programa, através de entidades representativas legalmente constituídas e que as tornem aptas para firmar convênio com o Setor Publico, população de agricultores familiares, proprietário, meeiros, parceiros ou posseiros, comunidades indígenas, ribeirinhos e populações remanescentes de quilombos, extrativistas, através de projetos que busquem alternativas de produção, que sejam demonstrativos e sustentáveis, produtores rurais pequenos, médios e grandes de acordo, o SUS através da Secretaria Estadual e Municipais de Saúde juntamente, instituições de ensino, extensão e pesquisa públicas e privadas, entidades envolvidas em toda cadeia produtiva.

A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, que é a articuladora do programa, reforçou as palavras do presidente da Empaer e destacou que o Fitoplama é um programa de cidadania. "As iniciativas anteriores só não progrediram porque faltou apoio político. Temos convicção que o Fitoplama trará benefícios para os pequenos agricultores e para aquelas pessoas que já dominam o conhecimento de fitoterápicos, sem contar para a população em geral que poderá contar com medicamentos naturais, reduzindo o custo com remédios", destacou Terezinha Maggi.

O grupo elaborador do programa é composto por representantes das Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, de Educação, de Saúde, de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal de Mato Grosso, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), do Instituto de Medicina Oriental, do Hospital Universitário Julio Muller, da Unic, da Universidade Popular Comunitária, da Empaer, da Univag, do Sebrae, da Escola Municipal Agrotécnica da Baixada Cuiabana e das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde.

Após a apresentação, os participantes puderam manifestar opiniões e dar sugestões sobre a implantação do programa. O diretor-superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, ressaltou que a instituiçâo é uma das que está dando total apoio à implantação do Fitoplama. "Estamos comprometidos com o Governo neste trabalho de inclusão social e cidadania", frisou José Guilherme.

Durante a Amazontech, que ocorrerá entre os dias 16 e 21 de agosto, o Fitoplama será apresentado ao público do evento. Uma maquete mostrará toda a estrutura organizacional do programa. A Amazontech é um evento realizado pelo Sebrae e Governo do Estado de Mato Grosso e acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal.

Para conhecer o programa a população poderá acessar os endereços eletrônicos: www.setec.mt.gov.br , www.saude.mt.gov.br , www.olhardireto.com.br .

CAPACITAÇÃO - A primeira fase de implantação do programa já está em fase de conclusão, com a capacitação de 45 profissionais no curso de plantas medicinais e aromáticas. Estes profissionais atuarão como multiplicadores. O curso foi ministrado em Cuiabá pelo mestre Byung II Lee, do Instituto de Medicina Oriental. Os alunos iniciam em agosto a parte prática do curso.




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376654/visualizar/