Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 11 de Agosto de 2004 às 09:16
Por: Marina Domingos

    Imprimir


A proposta de reforma universitária que será entregue nesta quarta-feira (11) ao ministro da Educação, Tarso Genro, pela União Nacional dos Estudantes (UNE), apresenta pontos de consenso com as diretrizes já divulgadas pelo Ministério da Educação. Apesar disso, os estudantes sugerem ao governo algumas mudanças no projeto que deverá ser enviado ao Congresso Nacional até novembro.

Uma das principais reivindicações é a expansão do ensino superior, tanto na esfera pública quanto na privada. Para a UNE, é fundamental que o governo oriente a educação superior, aliada a um projeto estratégico para o desenvolvimento do país. “A reforma precisa recuperar o papel do Estado no planejamento da educação superior”, disse o presidente da instituição, Gustavo Petta.

A entidade acredita que será preciso investir na criação de cursos noturnos, no fortalecimento de programas de assistência estudantil e garantir, pelo menos, mais R$ 1 bilhão para aplicação na educação superior pública. “Ao apresentar nossa proposta, queremos dizer claramente ao governo que ela só será viável a médio ou longo prazo, se a gente transitar para um novo modelo econômico”, afirmou Petta.

No setor privado, a UNE reivindica que o MEC aumente o controle para abertura de novos cursos e faculdades e propõe a divulgação de editais que regulariam a criação de cursos, respeitando critérios de localização, necessidade e adequação social. “Queremos inverter a lógica para a abertura de cursos e instituições privadas. O Estado tem que planejar esse crescimento”, argumentou.

Outra solicitação dos estudantes diz respeito à definição de uma política para cobrança de mensalidades nas universidades particulares. Segundo Petta, hoje as faculdades aumentam os valores das mensalidades sem levar em conta os problemas financeiros enfrentados pelos alunos. “Defendemos uma legislação que regule essa questão e transforme o reajuste das mensalidades num processo de negociação, como já acontece com o reajuste salarial dos professores”, explicou




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376696/visualizar/