Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 10 de Agosto de 2004 às 12:02
Por: SORAIA FERREIRA

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está fazendo a reestruturação organizacional da Superintendência de Gestão Escolar (SGE), visando otimizar o atendimento à comunidade escolar. Entre as ações a serem implementadas no processo está a matrícula informatizada, o redimensionamento das unidades escolares, redefinição do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e Sistema de Informações da Gestão Escolar (SIGE).

De acordo com a superintendente de Gestão Escolar, Roberta Maria Pinto Penna, a reestruturação da superintendência irá beneficiar diretamente as escolas, uma vez que, sendo organizada, possibilitará a melhoria do atendimento à comunidade e, conseqüentemente, da gestão das unidades escolares. "Queremos que a superintendência cumpra a sua missão, que é ajudar a escola a gerenciar seus gastos. Não tem como oferecer uma boa educação em uma escola desorganizada", diz a Roberta Penna, que assumiu a superintendência há pouco mais de um mês.

Segundo a superintendente, a grande meta é implantar o sistema informatizado de informações gerenciais feito através de cooperação técnica entre estados. O Sistema - SIGE - reunirá e disponibilizará à comunidade escolar informações como históricos, disciplinas e calendário escolar. Além disso, os pais terão acesso à ficha dos alunos, podendo assim, acompanhar o desempenho dos filhos na escola. A previsão é que o sistema esteja totalmente implantado em 70% das escolas até julho de 2005.

Outra inovação será aplicada na realização da matrícula. Em janeiro de 2005, pais e alunos da rede publica estadual poderão efetuar as matrículas informatizadas. "Com isso, vamos acabar com as filas nas escolas e, principalmente, com a angústia dos pais que muitas vezes não tem garantia de vagas. O sistema também dará mais conforto, transparência e segurança para a comunidade escolar", destaca Roberta Penna.

Também será feito o redimensionamento de 50% dos estabelecimentos de ensino do Estado até o final do ano, onde será feito o levantamento das condições reais de cada unidade. "A Seduc poderá planejar e administrar melhor o espaço escolar, com o levantamento, que vai acusar onde é necessário construir escolas, salas de aula, ou onde precisa fechar turmas", explica Roberta. Já com a redefinição do PDE a finalidade é torná-lo mais simples. A superintendente ressalta que o modelo do plano atual é muito complexo e, por isso, subutilizado.

REFORMULAÇÃO - "Essas ações vão gerar um grande impacto na vida dos cerca de meio milhão de alunos que a Seduc atende hoje. Sendo nossa meta principal fortalecer e melhorar o atendimento nas escolas públicas mato-grossenses". Para tanto, a superintendência que é responsável pela política de gestão, planejamento, legislação e normas das unidades escolares está sendo reformulada com a revisão da estrutura, onde será feita a definição das equipes e produtos, mapeamento e redesenho dos processos e até o gerenciamento da rotina.




Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376772/visualizar/