Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 10 de Agosto de 2004 às 11:03
Por: NELSON FRANCISCO

    Imprimir


"Com uma escola pública como essa nossa educação para o futuro está garantida". A declaração foi feita na manhã desta terça-feira (10.08) pelo estudante da 5ª série Eberton Santos Rodrigues, de 11 anos, no segundo dia de aula da Escola Estadual de Educação Básica Diva Hugueney de Siqueira Bastos, localizada no bairro Aroeira. Escola modelo - com piscina semi-olímpica, quatro laboratórios, 12 salas de aula, salas de educação física, dos professores, de recursos didáticos, biblioteca - a obra moderna integra o Projeto Escola Atrativa, entregue à população em 9 de maio deste ano, pelo governador Blairo Maggi. A obra custou R$ 1,051 milhão.

Nesta terça-feira, as portas da escola que tem 1.050 alunos, matriculados em três turnos, foram abertas para comunidade em aula inaugural que contou a presença da secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz. Assim como Eberton, que estudava na Escola 25 de Abril, no CPA, as instalações da escola modelo impressionaram pais de alunos que teceram elogios à iniciativa do Governo do Estado. "Foi uma benção a gente ter uma escola pública desse padrão em nosso bairro. Nunca tinha visto antes em Mato Grosso", afirmou Isabel Lucila de Oliveira, mãe da pequena Elis Naiara, aluna da 4ª série.

Segundo Isabel, o estabelecimento de ensino destinado à educação fundamental e educação de jovens e adultos em nada lembra escolas públicas construídas em administrações passadas. "Onde já se viu uma escola pública com piscina, alegre, arejada, arborizada e aconchegante como essa?", questionou Isabel que foi conhecer pessoalmente a nova escola num dia de atividades aberto à comunidade.

Concebida num conceito que muda os paradigmas da educação em Mato Grosso, por meio do Programa Escola Atrativa, a escola modelo resgata a credibilidade do ensino público; transformar a escola em um espaço de aprendizagem atrativo e inclusivo; e valorizar os profissionais da educação. "A Escola Diva Hugueney vem selar o padrão que nos queremos", disse Ana Carla. "O Programa Escola Atrativa visa fortalecer os servidores da educação para que eles possam ter a oportunidade de aplicar projetos que venham enriquecer o projeto pedagógico da escola".

Segundo Ana Carla, o Escola Atrativa mudará a estrutura da educação estadual, otimizando a atuação da secretaria e concentra as ações em objetivos, com metas e prazos pré-estabelecidos. "Nós temos o programa escola atrativa com 24 projetos, projetos de educação ambiental, de esporte, lazer, cultura e que sela com a abertura da escola nos finais de semana. Nós precisamos da comunidade em torno da escola participando junto com os seus filhos, com os professores a educação dessa juventude", sublinhou.

Em 2003, informou, foram recuperadas 60 escolas em várias regiões do Estado. Este ano, a meta é recuperar 90. "Estamos tendo as reformas desde o primeiro dia do Governo Blairo Maggi e continuamos fazendo as reformas necessárias. Nós temos uma rede pública grande, estamos fazendo as reformas necessárias e vamos dar as condições de trabalho iguais às escolas novas até porque o projeto Escola Atrativa pode ser requisitado por qualquer escola estadual", informou a secretária.

Além da piscina semi-olímpica, quadra coberta e laboratórios de informática e ciências, a Escola Hugueney, em sua área de 1350,82 metros quadrados, conta 33 professores. A abertura da escola nos finais de semana para a comunidade também agrada os alunos, além dos pais, informou a diretora Fátima Rosana Faria. "O espaço aberto à comunidade é interessante para que possamos definir o tipo de escola que queremos", comentou Fátima.

Para a estudante da 5ª série "B", Ana Cláudia Serra Stefânia, de 11 anos, a abertura da escola nos finais de semana será uma oportunidade para que os pais possam conhecer melhor o estabelecimento onde os filhos estudam. "Com esse espaço lindo a gente tem mais incentivo para estudar. Agora temos que preservar com cuidado esse patrimônio", disse ela. "Muda para a gente a rotina da escola que é agradável e podemos ficar na escola até nos finais de semana", assinalou o estudante Vinicius Vieira Angel, colega de turma de Ana Cláudia.

HOMENAGEM - O nome da Escola é em homenagem a professora Diva Hugueney de Siqueira Bastos, nascida em Cuiabá e que morreu em 2002, aos 97 anos. Professora Diva foi nomeada professora primária do grupo escolar Senador Azeredo em 1925. Também lecionou por muitos anos na escola Modelo Barão de Melgaço.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376779/visualizar/