Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 06 de Agosto de 2004 às 11:43
Por: MARA CARNEVALE

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou nesta quinta-feira (05.08) no Hotel Fazenda Mato Grosso, a formação dos multiplicadores do Projeto LetrAção. Participam desta formação, técnicos dos Centros de Formação dos Profissionais (Cefapros), assessores pedagógicos e técnicos da Seduc.

Os consultores do Projeto que são professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Cuiabá e Rondonópolis, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade de Cuiabá (USP) e o Conselho Estadual de Educação, juntamente com a equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Seduc são os responsáveis pela formação dos multiplicadores.

A Seduc lançou o Projeto LetrAção, em novembro de 2003, com o objetivo de alfabetizar nesta primeira etapa, 40 mil pessoas acima de 15 anos. A Coordenadora do Projeto LetrAção, Evanildes Bordalho, disse que a meta foi alcançada, uma vez que foram cadastrados 38 mil analfabetos e 1.720 alfabetizadores. Ela adianta que os alfabetizadores serão capacitados no final do mês. “A aula inaugural para os 80 municípios está prevista para início de setembro”, afirmou.

Conforme Evanildes, os municípios foram escolhidos devido o alto número de analfabetos. De acordo com dados do IBGE, o Estado conta com uma população de 2.010 milhões, sendo 224.760 de pessoas não alfabetizadas, isto corresponde a 11,1% da população. Os dados revelam ainda que, 62,63% de analfabetos estão entre 25 a 59 anos.

Ela adiantou que o Ministério da Educação (MEC) abriu o cadastramento para novos alfabetizadores e alfabetizandos. Os interessados poderão se cadastrar nas escolas estaduais e assessorias pedagógicas. “Cada turma será formada por 20 alunos, com duas horas de aula por dia, totalizando 200 dias letivos”, finalizou Evanildes.




Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377023/visualizar/