Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 05 de Agosto de 2004 às 17:23
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


No dia Nacional da Saúde, o Centro de Reabilitação Integral do Sistema Único de Saúde (CRIN-SUS), no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde (SEs), inaugura um mutirão no Creada-Centro de Referencia Estadual de Atendimento ao Deficiente Auditivo. O motivo é que há uma demanda reprimida de 872 pacientes auditivos em uma lista de espera. O diretor-geral do centro, Pedro Dornellas Neto, prometeu zerar esse déficit até dezembro deste ano.

Para isso, ele começou, junto com sua equipe, um mutirão que pretende atender a uma média de 160 pacientes por mês, até dezembro. "Os pacientes dessa demanda reprimida serão atendidos em horário especial", explicou o diretor-geral. De segunda a sexta-feira, eles serão recebidos das seis às sete horas da noite e, em casos especiais, até às 8 horas da noite. Aos sábados o horário de atendimento será das oito da manhã às quatro horas da tarde.

Ele disse que esse esforço especial atende A uma determinação do secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, de priorizar um atendimento de qualidade ao usuário do SUS. Os pacientes com deficiência auditiva serão atendidos por mais três técnicos de saúde, além dos três que já faziam o atendimento normal.

Cada paciente atendido pelo Creada do CRIN-SUS representa um investimento médio de r$ 4 mil. O aparelho auditivo para um ouvido custa, aproximadamente, R$ 2mil. A gerente de Ações Integradas, Cirlene Borges Infantino, explicou que são precisos dois aparelhos para cada paciente porque "se um ouvido perde a função, o outro, se não for equipado por aparelho, também pode acabar prejudicado".

Além da melhoria do atendimento aos deficientes auditivos o CRIN-SUS está ultimando, também, os preparativos para a aquisição de mais cadeiras de rodas para atender aos deficientes físicos que precisam do equipamento.

Pedro Dornellas escolheu a quinta-feira como o dia da realização de uma reunião semanal de condução do serviço. Nela, das oito e meia da manhã até às 9 horas, os membros da equipe do CRIN-SUS, avaliam o que foi feito até o momento e planejam as atividades da próxima semana.

Fazem parte da equipe do CRIN-SUS, além do próprio diretor-geral, Pedro Dornellas Neto, o coordenador técnico, Jonas Alves de Faria, o coordenador administrativo, Wilson Ribeiro, a gerente administrativa, Adriana Rezende, a gerente de Ações Integradas, Cirlene Borges Infantino, o gerente de Oficina e Produção, Bartolomeu Garcia Duarte e a gerente de Assistência Terapêutica, Ângela Maria Ferreira.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377075/visualizar/