Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 03 de Agosto de 2004 às 14:14

    Imprimir


Toda vez que a Seleção Brasileira joga na Bolívia ou no Peru, a altitude é o principal adversário da equipe. A saída pode ser tomar Viagra antes de entrar em campo. Pelo menos é o que indica uma pesquisa feita por cientistas alemães no Monte Everest. O estudo concluiu que o sildenafil, o agente ativo do remédio contra a impotência sexual, ajuda a aumentar a capacidade de fazer exercícios para quem está sujeito às condições encontradas nas altitudes elevadas.

O efeito observado foi similar ao que ocorre com o pênis, só que manifestando-se nos pulmões. O sildenafil aumenta a quantidade de sangue que flui para o órgão. Conseqüentemente, no caso dos pulmões, melhora a capacidade de fazer exercício no ar mais rarefeito da altitude elevada.

Quando o ar se torna menos abundante, o organismo se adapta para enfrentar as novas condições, o que inclui a contração dos vasos sangüíneos do pulmão. É isso que torna mais difícil desempenhar atividades atléticas, por exemplo, no topo de uma montanha.

Alvéolos
A pesquisa originou um artigo publicado na revista especializada Annals of Internal Medicine. O levantamento foi feito com 14 alpinistas experientes em um acampamento no Monte Everest, o mais alto do planeta. De acordo com os resultados, o sildenafil provocou a expansão dos alvéolos pulmonares, que promovem a injeção de oxigênio no sangue e que, quando recebem menos ar, se contraem.

A expansão dos alvéolos reduziu a pressão exercida sobre os vasos sangüíneos do pulmão tanto em atividade quanto em repouso. Uma conseqüência disso foi o aumento da capacidade máxima de fazer exercícios físicos na elevada altitude da base onde foi feita a pesquisa.

Os cientistas dizem que a amostra foi muito pequena para permitir uma conclusão definitiva, mas afirmam que os resultados indicam para a possibilidade de achar formas mais eficazes de lidar com males que as pessoas enfrentam quando estão em lugares muito altos. Além disso, pode levar a novas possibilidades de tratamento de hipertensão pulmonar em pacientes que sofrem de insuficiência respiratória crônica.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377247/visualizar/