Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 01 de Agosto de 2004 às 16:45
Por: Reuters

    Imprimir


Uma experiência com clonagem pode demonstrar que o corpo tem a capacidade de reverter o câncer, afirmam pesquisadores nos Estados Unidos. A descoberta foi publicada na edição do jornal Genes and Development. Eles clonaram embriões de rato a partir de uma célula de melanoma (câncer de pele) e criaram ratos adultos saudáveis usando algumas das células de câncer clonadas, mostrando que uma célula cancerígena não se desenvolverá inevitavelmente em algo malígno.

"Isso estabelece uma importante questão biológica", disse Rudolf Jaenisch, do Instituto Whitehead, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais especialistas em clonagem dos EUA. Ele disse que elementos genéticos do câncer não podem ser revertidos, mas que a epigenesia - a maneira como os genes são ligados e desligados - pode ser.

A descoberta, publicada no jornal Genes and Development, aponta para uma nova maneira de tratar o câncer, disse Lynda Chin, do Instituto do Câncer Dana-Farber e da Harvard Medical School, que trabalhou no estudo. "Drogas que atingem a epigênese do câncer podem se provar uma oportunidade terapêutica essencial para diversos tipos de câncer", disse ela em comunicado. Em outras palavras, pode ser possível silenciar um gene de câncer.

Muitos pesquisadores querem fazer experiências similares com células de câncer humanas, mas o governo do presidente George W. Bush proíbe o uso de fundos federais para estes estudos porque envolveriam a criação do que seria tecnicamente um embrião humano.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377317/visualizar/