Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 30 de Julho de 2004 às 09:35
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


A gestão do secretário Marcos Henrique Machado, na Secretaria de Estado de Saúde, dobrou o número de pregões feitos para aquisição das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde. Antes da posse de Machado como secretário, em 2003, foram realizados 30 pregões. A partir do momento em que ele assumiu a pasta da Saúde, foram realizados outros 30 pregões. E nos seis meses do ano de 2004 o número subiu para 84 pregões.

Os números foram fornecidos pelo gerente de Licitações, Evalton Rocha dos Santos Jr, afirmando que a realização de pregões proporciona economia que vai de 15 a 25% no total das compras.

Os pregões realizados pela Ses possuem algumas características especiais. A maioria deles é de pregões Presenciais, e não Eletrônicos. "Chegamos a tentar a modalidade eletrônica, mas o comparecimento deixou muito a desejar. Com a modalidade presencial, em que os representantes das empresas aparecem pessoalmente, com os documentos necessários, temos o resultado que precisamos", explicou Evalton Rocha.

Dentre os mais de 140 pregões realizados na gestão de Marcos Machado na Sés, os mais importantes foram para Aquisição de Equipamentos para UTIs Hospitalares, Aquisição de Medicamentos, Aquisição de Passagens Aéreas e o de Remoção de Pacientes Via UTIs Móveis.

VANTAGENS - Os pregões da Ses, na opinião de Evalton Rocha, "coincidem com a idéia de gestão pública eficiente que é preconizada pelo secretário Marcos Machado". As vantagens são: maior rapidez no prazo de aplicação, um percentual de 50 por cento, transparência de ações já que toda sociedade participa do processo, e economia. "O pregão permite uma disputa de preços, possibilitando à Ses escolher o que realmente atende a sua necessidade a um preço menor e, no caso do Registro de Preço, por períodos prolongados", explicou o gerente.

Uma vantagem colateral dos pregões, especialmente no caso da modalidade Registro de Preço, é a projeção da Ses de Mato Grosso além das fronteiras estaduais. A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Tocantins enviou à Ses de Mato Grosso, o técnico Getulino Pinto da Silva, pregoeiro e membro da Comissão de Licitações estadual.

O governo de Tocantins obteve notícias de que apenas dois Estados, Mato Grosso e São Paulo, seriam eficientes na tecnologia dos pregões com Registro de Preço. Assim, escolheu Mato Grosso como o lugar onde obter conhecimento da técnica dessa modalidade de pregão. Getulino Pinto ficou dois dias na Ses, obteve todo o conhecimento necessário à implantação da modalidade no Tocantins, e retornou nesta quainta-feira para seu Estado de origem.




Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377422/visualizar/