Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 27 de Julho de 2004 às 15:40

    Imprimir


O banho de sol pode criar dependência física, segundo pesquisadores americanos. Cientistas acreditam que a exposição a raios ultravioleta pode estimular a liberação de substâncias químicas no sangue, o que causaria o vício.

A equipe da Wake Forest University, da Carolina do Norte, disse que a presença de substâncias químicas pode explicar por que algumas pessoas ignoram os riscos de câncer, por exemplo.

A pesquisa foi publicada na revista científica da Academia Americana de Dermatologia.

Análise

Os pesquisadores analisaram 14 pessoas, entre 16 e 34 anos, que fazem bronzeamento artificial pelo menos duas vezes por semana.

Cada voluntário passou 15 minutos deitado em uma cama de bronzeamento artificial, exposto a raios ultravioleta, e outros 15 minutos em uma cama que não emitia os raios.

Os voluntários não sabiam a diferença entre as duas camas. Após a experiência, os pesquisadores convidaram os participantes a voltar em duas semanas.

Doze retornaram, e 95% optaram pela cama que emitia raios ultravioleta. Segundo eles, essa cama ajudava a relaxar o corpo.

Os cientistas acreditam que o bronzeamento faz com que endorfina seja liberada na corrente sangüínea. A mesma substância química é responsável pela sensação causada após exercícios físicos.

"Acreditamos que as luzes ultravioleta têm um efeito no humor das pessoas que gostam de se bronzear. Essa sensação de relaxamento pode explicar por que as pessoas escolhem se expor ao sol, mesmo sabendo os riscos que correm", disse Steven Feldman, que liderou o estudo.

A Associação Britânica de Dermatologia alerta que os efeitos de longo prazo podem incluir envelhecimento prematuro, câncer de pele e risco de cataratas.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377518/visualizar/