Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 13:33
Por: Alexandre de Santi

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje, ao participar da abertura do 4º Congresso Mundial da Internacional da Educação em Porto Alegre, que as escolas públicas terão um sistema digital de controle de freqüência dos alunos que poderá ser consultado em qualquer instância.

Lula explicou que o projeto do Ministério da Educação permitirá acompanhamento diário da presença escolar, uma medida considerada "revolucionária" pelo presidente. Ele não detalhou o projeto, mas disse que "até o Presidente da República e o governador poderão saber quantas crianças foram para a aula no dia." O ministro da Educação, Tarso Genro, deve apresentar em 20 dias o protótipo do projeto para que possa ser implementado no ano que vem. O presidente garantiu também que o governo vai preservar os recursos previstos no orçamento para gastos em educação. "É fundamental preservarmos a vinculação constitucional de recursos para a educação.

E isso o governo garante". Lula criticou os governantes que qualificam os recursos utilizados na educação como gastos. Para Lula, esse dinheiro deve ser visto como investimento no futuro. "Qualquer centavo que seja aplicado na educação tem que ser entendido pelos governantes do mundo inteiro como investimento no futuro das novas gerações, no futuro do país e na possibilidade de o país se desenvolver", ressaltou.

Durante o discurso, Lula apresentou as metas para a área de educação em 2004 e anunciou que o governo quer alfabetizar até o final do ano 1 milhão e 650 mil pessoas.

Falando para uma platéia de professores de diversos países, o presidente Lula anunciou que, a partir do ano que vem, o governo federal vai investir na formação de professores. "Apesar do governo ter poucos recursos, dinheiro não será problema pra criar novos programas de qualificação de docentes". Segundo o presidente, o MEC pretende capacitar pelo menos 80% dos professores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Durante o discurso de 25 minutos, foi anunciada também a meta do governo de levar cinco milhões de estudantes brasileiros às Olimpíadas da Matemática, da qual só participam hoje 300 mil. A participação no evento permitiria uma melhora no nível de excelência dos alunos. O presidente terminou a manifestação lembrando frase do educador Paulo Freire: "Não existe ser humano burro".

Cerca de 200 protestam contra Lula

Lula chegou por volta das 10h30 na cidade e dirigiu-se imediatamente para Centro de Exposições da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), onde a organização interrompeu as palestras à espera de sua chegada.

Um protesto com cerca de 200 pessoas na frente da Fiergs foi organizado antes da chegada do presidente, mas Lula não passou por eles, usando uma entrada alternativa. Entre os manifestantes, estavam servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em greve há mais de uma semana, e integrantes de partidos políticos.

Lula embarca até as 13h para Navegantes, em Santa Catarina, onde inuagura as novas instalações do terminal de desembarque internacional do Aeroporto de Navegantes, cuja capacidade passará de 250 mil para 600 mil passageiros por ano. O retorno do presidente Lula a Brasília está previsto para as 14h30, com chegada à Base Aérea logo após as 16h.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377778/visualizar/