Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 21 de Julho de 2004 às 09:31
Por: Edna Pedro

    Imprimir


A utilização de técnicas geofísicas desenvolvidas por meio de tecnologia de ponta para detectar a contaminação da água subterrânea por componentes poluentes da industria do couro, é uma das abordagens apresentadas pelo professor de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Campus Jane Vanini em Cáceres, Luiz Fernando Jorge da Cunha, em mini-curso ministrado na 56ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Cuiabá durante esta semana.

O propósito do mini-curso é apresentar a caracterização dos fundamentos da investigação geofísica para professores, pesquisadores das áreas de Física, Biologia e Química e pessoas e órgãos voltados à conservação ambiental.

A participação do professor ocorre em conjunto com a dos docentes da UFMT, Fernanda Marcielli e Mário José Pereira que apresentam resultados de investigação de ambientes contaminados com rejeitos sólidos, como lixões e de áreas agrícolas que sofreram a ação de pesticidas.

O trabalho de investigação foi desenvolvido, segundo Fernando Cunha por meio de métodos não invasivos com uso de aparelhos que trabalham com ondas sobre a superfície do solo.

O curso está acontecendo das 7h30 às 9h30, na sala 07 da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis e se estenderá até a próxima sexta-feira.

A participação do professor da Unemat na SBPC também é marcada pela divulgação de dois artigos científicos resultados de trabalhos desenvolvidos pelo pesquisador nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, e em conjunto com outros estudiosos, no município de Santo Antônio do Leverger. Este último apresentado ontem (19.07) sob o título de Simulação do Conteúdo de Água no Solo em uma Cultura de Algodão teve como objetivo avaliar o desempenho de um modelo matemático na simulação do conteúdo de água no solo com plantio de algodão em uma área do cerrado.

O outro trabalho será apresentado hoje (20.07) às 16 horas e trata da Presença de Resíduos Tóxicos Provenientes de Curtume na Água Subterrânea. Desenvolvido em conjunto com o professor da UFMT, Shozo Shirawa, o artigo é resultado de um estudo realizado em duas áreas de rejeitos do lodo de curtume.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377970/visualizar/