Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 19 de Julho de 2004 às 14:16
Por: Carlos Martins

    Imprimir


A secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec), Flávia Nogueira, considerou bastante produtiva a reunião com o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, na manhã desta segunda-feira (19.07), no Palácio Paiaguás. “Tivemos oportunidade de mostrar ao ministro todas as ações concretas que o Governo Estadual está desenvolvendo para fortalecer o sistema estadual de ciência e tecnologia e também melhorar a qualidade do ensino nas escolas de Ensino Médio”, explicou Flávia. Durante a reunião entre Eduardo Campos e o governador Blairo Maggi, o ministro anunciou a liberação de 50 bolsas para a iniciação cientifica, principalmente para a área de licenciatura. O Estado também irá ofertar mais 50 por meio da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso).

Segundo a secretária, o ministro Eduardo Campos entendeu o esforço que o Governo do Estado está fazendo e se propôs a apoiar com recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Em relação aos arranjos produtivos locais, que estão bastante avançados no Estado, existem negociações por parte do ministério para que parte dos recursos dos fundos setoriais do agronegócio seja aplicada em arranjos produtivos locais. “Grupos de pesquisa estão desenvolvendo projetos que irão diminuir os gargalos tecnológicos de alguns setores. Mas queremos avançar mais e temos agora claro por parte do Governo Federal que estamos trabalhando e com condições de buscar mais recursos”, destacou a secretária.

A Secitec está coordenando as ações do Governo do Estado na 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começou domingo (18.07) à noite no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e vai até sexta-feira (23). Além de organizar palestras e debates, a Secitec montou um estande no campus para expor projetos em parceria com a Fapemat.

Em relação às bolsas que foram liberadas, Flávia Nogueira disse que são oportunidades para que o aluno possa começar a vivenciar experiências nos laboratórios durante a graduação. Serão concedidas também bossas de iniciação à licenciatura para qualificar melhor os futuros professores. “Mato Grosso precisa hoje de bons professores que depois irão atuar no ensino médio e fundamental. Com esse apoio do Governo Federal, nossos futuros professores poderão ter uma formação mais qualificada”, concluiu Flávia Nogueira.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378092/visualizar/