Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Julho de 2004 às 13:41
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Gleba Mercedes, Tabaporã, MT- Com o objetivo de melhorar e fortalecer a educação em Mato Grosso e proporcionar acesso ao ensino também nas comunidades mais distantes do Estado, o Governo entregou, no sábado (17.07), mais uma unidade educacional no Interior. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Alfredo Treuherzs” foi inaugurada pelo governador Blairo Maggi e pelos secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho) e Luiz Antônio Pagot (Infra-Estrutura) na Gleba Mercedes, Distrito de Nova Fronteira, no Município de Tabaporã (702 km a Norte de Cuiabá).

A escola foi construída no local visando atender à demanda dos estudantes e famílias que antes precisavam se deslocar até Tabaporã para que pudessem estudar, ou moradores se mudavam da gleba, que apesar de já possuir uma escola municipal, não era suficiente para todos os estudantes.

O prédio conta com seis salas de aula, sala para biblioteca e vídeo e demais dependências administrativas, além de uma quadra coberta. Na unidade são atendidos alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, em três turnos. Os alunos da Educação Infantil e de 1ª a 4ª série são atendidos na Escola Mmunicipal Waldecir Dias Rodrigues. Cerca de 480 estudantes estão matriculados nas unidades. Ao Estado coube a construção e equipamentos do prédio, enquanto o Município é responsável pelo quadro de professores e demais membros da equipe escolar.

Para a secretária de Educação de Tabaporã, Marlene Girotto, que é filha do homenageado, a construção da escola é mais uma conquista que valoriza a Educação no Estado, além de dar oportunidade às famílias que moram em locais distantes.”É o empenho do nosso Governo que está proporcionando mais qualidade à Educação e fortalecendo o trabalho de nossos profissionais”, afirmou Marlene, agradecendo ainda a homenagem feita ao pai, Alfredo Treuherzs, que sempre trabalhou em prol da Educação.

A diretora da escola da Gleba Mercedes, Maria Aparecida Rodrigues, que interinamente responde pela escola estadual, afirma que a nova unidade vem ao encontro dos anseios das centenas de famílias que moram no local e de outras que ali chegam.” É o ponto de referência para a comunidade, atendendo às expectativas de quem vem de longe, além de estimular e facilitar a permanência de nossos alunos e famílias aqui”, destacou.

“Ensinar conceitos de cidadania e dar esperança às nossas crianças. Com esses objetivos é que procuramos proporcionar um local adequado às nossas crianças, procurando dar-lhes um futuro mais digno”, afirmou o secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot.

Pagot destacou, ainda, os investimentos que o Estado tem feito na região, como a pavimentação da MT-220, que liga Sinop a Tabaporã, onde já tiveram início as obras que irão asfaltar um trecho de 53 quilômetros (parte deles será entregues ainda neste ano), além de unidades habitacionais do Programa Meu Lar que serão construídas no Distrito de Americana do Norte, Município de Tabaporã.

Resumindo as obras entregues pelo Governo até o momento, Luiz Antônio Pagot falou das 5.328 casas que o Estado entregou à população de Mato Grosso em 2003, ressaltando que a meta estabelecida de construir 21 mil moradias em todo o Estado deve ser cumprida até março de 2005, cumprindo o cronograma.

Na oportunidade, alunos da Educação Infantil realizaram uma apresentação cultural sobre meio ambiente, e estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental entregaram ao governador Blairo Maggi um cartão de agradecimento pela escola, feito com papel reciclado, e também solicitaram uma oficina na escola que oportunize a realização de trabalhos de reciclagem de papel e plástico.

“Quando se melhora a qualidade da Educação, preparamos o futuro de nossa população e isso é possível com a construção de prédios decentes e adequados, para que nossos objetivos possam ser alcançados”, disse o governador Blairo Maggi, garantindo ainda que a Gleba Mercedes será beneficiada com a construção de 25 casas populares do “Meu Lar”, e ainda um Centro de Múltiplo Uso, que, por meio da secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, oferecerá aos moradores cursos de corte e costura, artesanato, culinária e informática.

“Esta escola se destaca como um espaço para atender as reivindicações da comunidade, bem como para proporcionar a integração das famílias que podem ter seus filhos mais próximos, eles que antes precisavam se deslocar até Tabaporã para estudar”, frisou o governador.

Maggi anunciou também que o Governo do Estado irá recuperar os trechos mais críticos da BR-163, próximo ao entrocamento das MT’s-220 e 338. Durante a ida ao Distrito de Nova Fronteira, o governador vistoriou as obras da MT-220, que estão sendo realizadas em parceria com produtores locais e Prefeituras. O governador visitou, ainda, a localidade de Americana do Norte, localizada às margens da MT-220 e que pertence ao Município de Tabaporã.

HOMENAGEADO – Alfredo Treuherzs é um dos fundadores e pioneiros do Município de Tabaporã. Gaúcho de Panambi, chegou a Mato Grosso na década de 70, sendo um dos fundadores do Município de Canarana, na região do Araguaia. Estabeleceu-se em 1996 em Tabaporã, no Norte do Estado, onde sempre procurou defender as causas educacionais.

TABAPORÃ - Município emancipado politicamente em 20 de dezembro de 1991, Tabaporã, que na língua Tupi significa “cidade bonita”, foi habitado por povos de diversas etnias, foi colonizado por “Zé Paraná”, na década de 80. A terra boa e farta atraiu famílias de diversos Estados, que viram na agricultura uma forma de promover o desenvolvimento do local. Município encravado no meio da Floresta Amazônica, Tabaporã tem como principal fonte de economia o extrativismo vegetal e a agricultura, destacando-se o plantio de soja, milho e arroz, além da pecuária de cria e recria.

GLEBA MERCEDES – Fruto de um assentamento feito pelo Instituto Nacional de Colinização e Reforma Agrária (Incra), em 1998, a Gleba Mercedes I e II conta ataualmente com boa infra-estrutura. No local, moram cerca de duas mil pessoas, que contam com escolas, mercearias, oficinas mecânicas, drogarias, hotel e até uma rádio comunitária. No local está sendo construído também um mini-estádio.

Para o agricultor Olinto Gomes da Silva, que mora na gleba desde a fundação, o local tem todas as vantagens para uma família que procura a agricultura como fonte de renda prosperar.” A terra é boa para a plantação. O que falta para deixar tudo melhor é a energia elétrica”, afirmou.

Na localidade, os moradores contam com energia fornecida por geradores a diesel. Grupos de famílias se cotizam para comprar o combustível e o gerador que fornece energia para as escolas são abastecidos pela Prefeitura de Tabaporã.

Professores de outros Estados chegam ao local atraídos pela perspectiva de morar em um assentamento com infra-estrutura, como uma casa de apoio para quem não tem residência. Para Gilson, professor de Língua Portuguesa nas duas escolas e que veio de Roraima e já morou no Paraná e Santa Catarina, o local supera as expectativas de quem espera encontrar um assentamento ainda precário. “Aqui, há muito, deixou de ser assentamento e em breve será quase uma cidade”, afirmou.

Acompanharam o governador, além dos secretários Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania), Luiz Antônio Pagot (Infra-Estrutura), o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, o suplente de deputado federal Helmut Lawisch, vice-prefeito de Tabaporã, Edivaldo Semensato, além de autoridades dos Municípios de Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte e o comandante da PM em Sinop, coronel William Douglas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378100/visualizar/