Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Julho de 2004 às 12:30
Por: Maria da Paz Sabino

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Centro de Educação Aberta e Continuada à Distância (CEACD), vai realizar mais um curso da série Amazônia: a ilusão da Terra Prometida, no campus de Sinop. O curso faz parte do Programa de Formação Seqüencial e Continuada à Distância, sendo o segundo módulo do Curso de Aperfeiçoamento "Ocupação da Amazônia Brasileira - expansão capitalista e relações do homem e do meio ambiente", de autoria do professor Fiorelo Picoli.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 27 de julho, prorrogando-se até 17 de agosto. O horário das inscrições é das 8h às 12h e das 14h às 22h. O candidato deverá realizar sua inscrição no Centro de Educação Aberta e Continuada a Distância/CEACD do Campus Universitário de Sinop/Unemat, na avenida dos Ingás 3001, município de Sinop - MT, ou pelo e-mail ceacd@unemat.br.

O CEACD não se responsabiliza por solicitações de inscrição via internet, não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitam a transferência de dados. O curso é aberto a todos os segmentos profissionais, preferencialmente aqueles que atuam nos sistemas educacionais da região Geoeducacional do campus Universitário de Sinop, portadores de certificado mínimo de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente.

Este evento é o segundo de uma série de quatro cursos, resultado do estudo de doutorado do autor, por meio da Universidade de Leon, Espanha. Trata dos espaços ocupados pelas diferentes classes que fazem a história da ocupação amazônica brasileira ao longo dos tempos. O centro das atenções é a expansão capitalista e as relações do homem e do meio ambiente.

Através do curso, o escritor Fiorelo Picoli mostra uma realidade bastante dura de uma região voltada ao mercado mundial e muito pouco ao mercado interno brasileiro. "O estado oferece toda a estrutura necessária à expansão capitalista, mas nega aos marginalizados e despossuídos o direito a terra", afirma. Foi assim, segundo Fiorelo Picoli, que aconteceu o processo de ocupação da Amazônia nos últimos anos, servindo para concentrar a terra, expropriar o homem e seu ambiente e, ao mesmo tempo, reproduzir dois extremos, um de poucos ricos e outro de muitos pobres.

O Curso será realizado no período de 20 de agosto a 09 de outubro de 2004, nas modalidades semipresencial e a distância, sendo coordenado pelo professor Ilário Straub, gestor Administrativo-Pedagógico do CEACD/Campus Universitário de Sinop




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378596/visualizar/