Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 06 de Julho de 2004 às 17:04

    Imprimir


Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizam, em julho e agosto, pesquisa para verificar as informações declaradas ao Censo Escolar 2004. Os pesquisadores vão percorrer 319 municípios do país para examinar, em cerca de quatro mil escolas das 27 unidades da federação, a veracidade dos dados informados no levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

O Censo Escolar coleta informações sobre alunos, docentes, estabelecimentos e rendimento de todas as etapas da educação básica. Os dados servem de base para programas do Ministério da Educação, como a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), o Merenda Escolar, o Livro Didático, o Dinheiro Direto na Escola e o Transporte Escolar.

Este é o segundo ano em que a Pesquisa Amostral de Verificação nas Escolas (Paves) é realizada por meio de um convênio entre o Inep e o IBGE. A diferença é que este ano, pela primeira vez, a pesquisa acontece antes da divulgação dos dados preliminares do censo, prevista para setembro. "A pesquisa foi antecipada de modo a que seus resultados façam parte da divulgação preliminar e os municípios possam solicitar eventuais correções", afirma Dirce Gomes, diretora de Estatística da Educação Básica do Inep.

Pela sistemática adotada até o ano passado, os dados do Censo eram tabulados pelo Inep e, depois de divulgados, era realizada a pesquisa de verificação. Segundo a diretora do Inep, uma vantagem na antecipação da pesquisa é que, ao ser realizada mais próxima da coleta - que tem como data de referência o mês de março - a checagem dos dados torna-se mais fácil.

Cerca de 170 pesquisadores do IBGE receberam na semana passada, em Caeté (MG), orientações sobre o questionário a ser aplicado nas escolas durante a realização da pesquisa de verificação dos dados do Censo Escolar. Os pesquisadores que participaram da verificação no ano passado tiveram a oportunidade de falar das experiências e dos problemas encontrados. Segundo Dirce Gomes, os relatos servem para aprimorar o trabalho que será feito este ano. "Verificamos que existe uma dificuldade muito grande das escolas no registro dos dados escolares. Com a pesquisa de verificação, também estamos realizando um trabalho educativo, para que as informações correspondam, de fato, à realidade dos estabelecimentos de ensino" conclui.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378712/visualizar/