Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 05 de Julho de 2004 às 17:00

    Imprimir


Pesquisadores concluíram que as estrelas do cinema podem levar os jovens à adoção de hábitos prejudiciais, como o fumo. Um estudo feito por cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (USCD), nos Estados Unidos, verificou que a tendência foi particularmente observada entre adolescentes do sexo feminino, que estariam muito mais propensas a começar a fumar do que outras que teriam como ídolos atores a atrizes que não aparecem fumando na tela.

De acordo com a Agência Fapesp, o estudo de três anos foi publicado na edição de julho do American Journal of Public Health. Os autores são categóricos em afirmar que a presença do cigarro no cinema está minando os esforços de saúde pública em evitar que adolescentes comecem a fumar.

"Há tempos que ouvíamos que filmes estariam influenciando adolescentes a fumar e queríamos ver se era verdade", disse John Pierce, diretor do Programa de Prevenção e Controle do Câncer do Centro de Câncer Rebecca e John Moores, da UCSD. "Os resultados obtidos na pesquisa permitem afirmar que, se as estrelas do cinema fumam, especialmente em filmes românticos, estão encorajando os jovens a aderir ao cigarro."

Os pesquisadores entrevistaram 3 mil adolescentes de 12 a 15 anos, que nunca haviam experimentado o cigarro, para dizer quais eram seus astros favoritos. Um terço mencionou atores e atrizes que fumaram em seus filmes de maior sucesso.

De acordo com o estudo, meninas cujas estrelas favoritas apareciam fumando se mostraram 80% mais propensas a começar a fumar na época das entrevistas do que aquelas com ídolos que não fumavam no cinema. O resultado levou em conta outros fatores, como colegas de escola que fumam, propagandas de cigarro e a desaprovação do hábito por parte dos pais.

Entre os meninos, não se verificou uma influência do cinema na adoção do cigarro. ¿Acreditamos que isso se deve às preferências pelo tipo de filme. Meninas tendem a gostar mais de romances, nos quais o cigarro é mais comum, enquanto os meninos preferem filmes de ação, que contêm menos astros fumando¿, disse Pierce.

Os astros mais citados pelas adolescentes que fumam em filmes foram Sandra Bullock, Brad Pitt, Demi Moore, Drew Barrymore e Leonardo DiCaprio,




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378865/visualizar/