Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 02 de Julho de 2004 às 13:35

    Imprimir


Representantes do governo e da sociedade civil estão reunidos até amanhã no 1º Encontro Nacional de Tuberculose. O congresso promove o debate sobre a prevenção à doença, a infecção de portadores do HIV e os novos métodos para o diagnóstico e tratamento. O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Expedito Luna, explicou que o controle da bactéria causadora da doença ainda esbarra na dificuldades que muitos brasileiros têm de receber cuidados médicos.

"O tratamento dura seis meses. Logo no primeiro mês, a pessoa apresenta uma melhora nos sintomas, acha que ficou curada e interrompe o tratamento". Para ele, o trabalho das equipes de saúde da família espalhadas por todo o Brasil ainda é a maior garantia de acompanhamento médico até o final da doença.

Luna alertou que o sintoma mais evidente da tuberculose é a tosse com catarro por mais de três semanas. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada ano há incidência de 50 casos por 100 mil habitantes, ou seja, em torno de 80 mil casos por ano. "É um número alto para o nosso País, se consideradas as nossas condições, a expansão do nosso setor saúde. Fazemos menos do que deveríamos", reconheceu Luna.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379055/visualizar/