Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 02 de Julho de 2004 às 11:03
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (01.07) o Núcleo de Ofiologia de Mato Grosso (Normat), pelo secretário de Estado de Saúde Marcos Henrique Machado.

O Núcleo foi totalmente reformado para abrigar serviços de pesquisa e controle de acidentes de ofídios. Também terá a incumbência de distribuir soro antiofídico aos hospitais da rede pública. O centro possui berçário, laboratório e ganhou nova estrutura administrativa e física. “O Centro visa desenvolver também trabalho de monitoramento e ocorrências de vetores de interesse do Estado. É um serviço que estava faltando na área de ofiologia”, disse a superintendente da Saúde Coletiva Moema Blatt.

O secretário de Estado de Saúde Marcos Machado, disse que “a Ses passa por um processo de reforma estrutural e administrativa que visa economia de custos e melhor atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde”. Um exemplo fornecido pelo secretário foi justamente o Normat. Com apenas cerca de 50 mil reais foi realizada uma reforma que possibilitará ao centro se transformar em referencia no Centro-Oeste.

“Para todo lado que você olha vê obras sendo realizadas no setor. O que queremos é transformar a Secretaria de Estado de Saúde num setor altamente funcional, atendendo tanto aos usuários como aos servidores de um modo excelente que a torne um modelo para a administração estadual”, afirmou o secretário.

O Núcleo de Ofiologia desenvolve pesquisa e controle de acidentes ofídicos, distribui soros antiofídicos aos hospitais da rede pública e estuda e cataloga serpentes. Orienta, também a população sobre os hábitos de ofídios tornando possível que ela, dessa forma, se previna contra picadas.

Moema Blatt informou que atividades educativas serão disponibilizadas para a população, escolas outras instituições, instruindo, educando e orientando sobre as serpentes. Também capacitará bombeiros e policiais militares. “O centro funcionará em parceria com o Instituto Butantã, de São Paulo” informou.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o secretário municipal de Saúde, Luis Soares, Gerson Blatt, da Vigilância Epidemiológica municipal, o superintendente de Gestão da Ses, José Vilela, a diretora do Ciaps Adauto Botelho, Márcia Arantes da Costa, a superintendente de Saúde Coletiva da Ses, Moama Blatt, o secretário-adjunto da Ses, Antonio Augusto de Carvalho e funcionários da Saúde.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379086/visualizar/