Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 01 de Julho de 2004 às 10:54
Por: Simone Wesley

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) inaugura nesta quinta-feira (01.07), o Centro de Informação Toxicológico, às 11h, no prédio do Núcleo de Ofiologia de Mato Grosso (Normat), no complexo do Parque da Saúde. Também serão inauguradas as novas instalações do Laboratório de Entomologia que passou por reforma para melhor atendimento aos usuários.

O Centro Toxicológico vai prestar informações para todo o Estado sobre intoxicações e envenenamento, tratamento, diagnóstico e encaminhamento das pessoas para a realização de exames. Com estes dados, a Ses vai mapear quais são os tipos de intoxicações mais comuns, como por exemplo, agrotóxicos e substancias químicas.

De acordo com a superintendente da Saúde Coletiva da Ses, Moema Blatt, esse mapeamento vai ser extremamente importante para a política de saúde do trabalhador que o Governo quer implementar. “Somos um Estado de fronteiras agrícolas e vamos levantar os dados sobre intoxicações por insumos agrícolas e os riscos que o trabalhador sofre ao estar em contato direto com estes produtos. Vamos realizar ações educativas e de prevenção nas localidades onde for registrado o maior índice de acidentes por envenenamento e intoxicação”, explica Moema Blatt.

Segundo a superintendente de Saúde Coletiva o Laboratório de Entomologia realiza pesquisas, identificação e monitoramento dos vetores das doenças de importância para a saúde coletiva, como dengue, doenças de Chagas, Leishmanioses, malárias, entre outros. “Todas os serviços desenvolvidos pelo laboratório permite a Ses determinar as áreas de riscos e de ocorrência das doenças. Vamos realizar também testes de resistências aos inseticidas no combate desses vetores”, afirmou Moema Blatt.

NORMAT – O Núcleo de Ofiologia de Mato Grosso desenvolve pesquisas e controle de acidentes ofídicos (cobras). O Normat é também encarregado na distribuição de soros antiofídicos aos hospitais da rede pública, estuda e cataloga serpentes. Tem atuação educativa na orientação da população sobre os principais hábitos de animais peçonhentos e a melhor forma de se prevenir contra picadas. Aproximadamente 150 cobras estão em exposição para visitação do público interessado.

Moema Blatt fala ainda que várias atividades educativas estarão disponíveis para a população. “Com agendamento prévio, escolas e outras instituições podem solicitar palestras de orientação e prevenção sobre serpentes. Também realizamos treinamentos para os profissionais de riscos, como os bombeiros e policiais militares”, destacou a superintendente.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379148/visualizar/