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Educação/Vestibular
Sábado - 26 de Junho de 2004 às 21:48
Por: Mara Carnevale

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Uma das principais surpresas da avaliação do Ministério da Educação (Mec) em parceria com os Estados, divulgada por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), foi a melhora no desempenho em leitura dos estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental, que vinha caindo consecutivamente nos três últimos resultados da avaliação. Esta é a primeira vez, desde 1995, quando o teste passou a ser comparável e aplicado a cada dois anos, que a média de desempenho fica acima da pontuação obtida no teste anterior.

Os resultados preliminares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), têm o objetivo de apoiar municípios, Estados e a União na formulação de políticas para a melhoria da qualidade do ensino, com o foco da aprendizagem de habilidades básicas e indispensáveis ao cidadão.

Os dados foram coletados em novembro de 2003, por meio da aplicação de testes e questionários a estudantes das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Participaram do Saeb cerca de 300 mil alunos, 17 mil professores e 6 mil diretores de 6.270 escolas de todos os Estados do país.

Em Língua Portuguesa são investigadas as habilidades de leitura em textos de gêneros diversos e em níveis de complexidade diferenciados, conforme a série avaliada. Comparada a 2001, a média de desempenho, em leitura de 2003, evidencia mudanças positivas e significativas, a partir de testes estatísticos rigorosos para o Brasil. Em uma pontuação que vai até 500 pontos, no Brasil a média geral subiu de 165,1 para 169,4, ou seja, um aumento de 4,3 pontos.

Em matemática as habilidades compreendem a capacidade do estudante para resolver problemas, utilizando-se dos conceitos e das operações da linguagem matemática em suas diversas dimensões, tais como aritmética, geometria, grandezas, medidas e noções de estatísticas. Esses temas são aplicados em graus de dificuldades pertinentes a cada série.

Verifica-se também, a melhora do desempenho dos alunos na região Centro-Oeste. A média anterior que era 164,4 passou para 172,5. Em Mato Grosso, a média subiu de 152,5 para 159,4 pontos.

Se por um lado, houve essa pequena melhora dos estudantes da quarta-série do Ensino Fundamental na leitura, por outro, na disciplina de matemática, não houve modificações. Apesar da média brasileira ter passado de 176,3 em 2001, para 177,1 no ano passado, nesse patamar de rendimento, os alunos demonstram habilidades ainda bem elementares para quem está concluindo a primeira etapa do Ensino Fundamental, como leitura de horas e minutos apenas em relógio digital e multiplicação com número de um algarismo.

Por outro lado, levando em consideração procedimentos estatísticos menos rigorosos, há aumento significativo nas médias de desempenho da região Centro-Oeste (4,4), do Acre (6,7) e de Mato Grosso do Sul (5,3).




Fonte: Secom - MT

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