Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Junho de 2004 às 18:30
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


A Fundação Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (FCRDAC) será extinta e em no lugar passará a funcionar o Centro de Reabilitação Integral do Sistema Único de Saúde (CRIN /Sus) – ligado diretamente à secretaria de Estado de Saúde (Ses). A mudança será efetivada com a aprovação de um projeto de lei que o governador Blairo Maggi encaminhou à Assembléia Legislativa, em regime de urgência urgentíssima. “A mudança vai melhorar notavelmente o funcionamento do Centro e servirá para descentralizar o atendimento aos que necessitam de cuidados especiais no Estado”, defendeu o secretário estadual de Saúde, Marcos Machado.

A extinção da FCRDAC não irá prejudicar os servidores que trabalhavam na antiga fundação. O cargo de presidente será transformado em diretorias e os cargos em comissão e os servidores da fundação serão lotados no CRIN/SUS ou remanejados.

As dotações orçamentárias e os acervos mobiliário e imobiliário serão revertidos e remanejados para a Ses. Ocorrerão mudanças nas 13 unidades de reabilitação espalhadas pelo Interior.

Uma série de obras foi realizada na Fundação Dom Aquino, visando tornar possível a transformação. Inicialmente foram disponibilizados cerca de R$ 300 mil reais para obras de infra-estrutura e aquisição de mais 3 vans para buscar e levar pacientes com necessidades especiais em seus domicílios e outras mudanças.

READEQUAÇÕES - As obras em andamento incluem climatização da sala de pronto atendimento, implantação de uma rede de informática, interligando e centro à sede da Ses.

As mudanças também envolvem o treinamento e a capacitação dos servidores que trabalham na fundação. Foi implantado o “Programa Qualidade de Vida”, que entrou em funcionamento no dia 17 deste mês. “Estamos humanizando o ambiente de trabalho e deixando claro para os servidores que eles são fundamentais para transformar a Saúde Pública do Estado”, comentou Marcos Machado.

O Centro é uma unidade do SUS, no âmbito da Ses, que presta serviços de reabilitação para usuários nas áreas de ortopedia, traumatologia, de reumatologia, de neurologia. ginecologia e obstetrícia, além de fisioterapia. O Centro atende a uma média de 18 mil pessoas por mês, num total de 60 atendimentos diários. Dez por cento desse número é de pacientes vindos de outros Estados.

Durante o ano de 2003, as unidades de Rondonópolis e de Guiratinga foram reestruturadas, além da criação de uma nova unidade no município de Sapezal. Também foram promovidas ações de inclusão social, com a assinatura de acordos de cooperação técnica com a secretaria Estadual de Trabalho e Cidadania, para a inserção de pessoas com deficiências no mercado de trabalho de Mato Grosso.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379602/visualizar/