Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Junho de 2004 às 18:24
Por: Simone Wesley

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) intensifica ações educativas de prevenção e promoção à saúde no 20º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. Faz parte da programação a realização de blitz educativa e será montado um estande com serviços de pronto atendimento e orientações sobre saúde pública. Os técnicos da Ses estarão no município de Chapada dos Guimarães entre os dias 25 e 27 de junho.

Segundo a coordenadora do Escritório Regional de Saúde (ERS) da Baixada Cuiabá, Leila Boabaid, a Ses quer sensibilizar e orientar a população sobre a necessidade de prevenção e cuidados sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, tabaco, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, aids, gravidez indesejada, cuidados com o lixo e o meio ambiente. “Vamos montar um estande aberto à visitação pública, onde haverá um pronto atendimento médico para eventuais problemas de saúde que possam ocorrer com os visitantes do evento”, explicou Leila.

No estante da Saúde a comunidade contará com serviços de aferição de pressão arterial, primeiros socorros, haverá também exposição de matérias com fotos sobre orientação de DSTs/AIDS , será distribuído materiais educativos além da distribuição e demonstração do uso de preservativos masculino e feminino.

Outra estratégia de sensibilização e de impacto a ser utilizada é a comunicação visual, por meio de exposição de vídeos, com a finalidade de massificar a idéia da importância da prevenção de doenças, como o câncer de mama, hanseníase, tuberculose entre outras. Técnicos especializados do ERS vão também esclarecer possíveis dúvidas sobre saúde.

De acordo com o técnico da Área Técnica de Educação em Saúde do ERS da Baixada Cuiabana, Isdenil Evangelista, esta articulação com o município de Chapada de Guimarães aconteceu porque houve interesse por parte do gestor municipal em difundir ações de educação em saúde na região. “E é de competência de nossa regional proporcionar todo apoio técnico a qualquer município que está sobre nossa abrangência de atuação. A Secretaria é nosso suporte em assessoramento nas ações desencadeadas pelos nossos municípios, por meio da ERS”, destacou Isdenil.

Segundo ainda o técnico a Educação em Saúde da Regional está sendo toda estruturada, para elaboração e execução de ações pontuais e continuada. “Nosso objetivo é prestar assessoramento técnico aos municípios, além de distribuir materiais educativos, criar projetos na área de saúde e desenvolver ações”, disse Isdenil Evangelista.

BLITZ - A Coordenação de Educação em Saúde da Ses dá continuidade ao trabalho de prevenção às drogas neste Festival. Uma blitz educativa de prevenção às drogas será realizada no próximo domingo (27.06) a partir das 17h, no Trevo da Aldeia. As equipes técnicas da Saúde estarão entregando aos visitantes sacos para coleta interna de lixo de automóveis, displays de vitrine, chapéus, cartazes com o slogan ”Drogas, essa viagem custa caro”.

ESCRITÓRIOS REGIONAIS DE SAÚDE – A Secretária de Estado de Saúde (Ses), dando continuidade ao processo de descentralização das ações, serviços e recursos financeiros da Saúde Pública que é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), criou a Superintendência de Apoio e Articulação às Unidades Regionais (SAAUR), para dar suporte aos 139 municípios na área de saúde. Esta superintendência fornece toda a estrutura técnica e operacional aos municípios, por meio dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS).

Os 14 Escritórios Regionais de Saúde prestam assessoramento e supervisão aos municípios, com a intenção de alcançar resultados positivos de saúde visando proporcionar qualidade de vida ao cidadão.

BAIXADA CUIABANA - Segundo dados do IBGE/2004, 858.086 pessoas residem na Baixada Cuiabana, que corresponde a 32% da população do Estado. Diante destes números o Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana é o que possui maior número de pessoas em sua área de abrangência.”Temos que assessorar e supervisionar os 11 municípios pertencentes a Baixada Cuiabana, e fazer chegar todos os Programas de Saúde preconizados pelo Ministério da Saúde que são eles: Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Central de Regulação, Educação em Saúde. O ERS da Baixada Cuiabana é a ponte entre a Ses e estes municípios que estão inseridos dentro de sua estrutura de atuação de saúde”explicou a Coordenadora Leila Boabaid. Os municípios da Baixada Cuiabana são: Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Santo Antônio do Leverger.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379603/visualizar/