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Educação/Vestibular
Quarta - 23 de Junho de 2004 às 23:26

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Avaliação do ensino em São Paulo mostra que 75% dos anos da primeira série terminam alfabetizados o ano, mas apenas 53% são capazes de escrever um texto coerente.

Os dados são do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - Saresp 2003, divulgados hoje pela Secretaria Estadual de Educação.

Na segunda série, o número de alfabetizados chega a 90%, e a quantidade de alunos que conseguem escrever textos e ordenar bem a idéias sobe para 75%. O Saresp foi iniciado há sete anos e a avaliação de 2003 foi feita em dezembro, em todas as séries das 5.407 escolas da rede estadual, alcançando um recorde de 4.274.404 alunos (90% do total). Apesar disso, ele não permite comparações com outros anos, pois as avaliações anteriores eram seletivas, por série.

A prova aplicada em 2003 incluiu redação e questões objetivas para avaliar as habilidades de leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos de cada série. No Ensino Fundamental, participaram cerca de 2,8 milhões de alunos, que responderam a 30 perguntas. No Ensino Médio, 1,4 milhões de estudantes enfrentaram 45 questões.

Desde o ano 2000, a prova do Saresp passou a ser aplicada no final do ano letivo, permitindo análise do desempenho dos alunos em relação ao ano anterior. Antes as provas eram realizadas no início do ano. Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, a avaliação permite o acompanhamento efetivo da evolução dos alunos e propicia a melhoria do sistema. "Com o novo Saresp, o governo estadual acompanha efetivamente a aprendizagem de todas as crianças no Regime de Progressão Continuada e de todos os jovens durante sua trajetória final de escolarização básica", diz Chalita.




Fonte: Agência Brasil

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