Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 22 de Junho de 2004 às 10:40
Por: Simone Wesley

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Escola de Saúde Pública, realiza entre os dias 22 e 25 de junho, a oficina de descentralização dos serviços de videoteca para os 14 Escritórios Regionais de Saúde. O evento acontece na Escola de Saúde Pública, das 08 às 18h. A oficina pretende capacitar 14 profissionais de saúde dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), preferencialmente os Técnicos em Assuntos Culturais e Educacionais e 16 técnicos da Ses, em nível central e unidades, totalizando 40 vagas.

O objetivo da capacitação é favorecer o conhecimento teórico e científico das técnicas pedagógicas e de comunicação visual e de sua utilidade nas ações de promoção e prevenção de saúde pública, bem como orientar quanto aos processos técnicos e administrativos necessários à implantação e/ou implementação do Serviço de Videoteca nos ERS.

O projeto contempla também um convênio de cooperação técnica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Ministério da Saúde com o objetivo de desenvolver programas, projetos, produtos e atividades no campo da informação em saúde. Foi elaborada também uma parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, para registro, catalogação e divulgação da programação relativa à educação em saúde. Por meio destas ações, Mato Grosso será referencia regional em serviços de videoteca pela Fiocruz e da divulgação produzida pelo Canal Futura.

Os temas discutidos serão sobre informação e comunicação no contexto da saúde pública, apresentação e utilização dos programas do Canal Futura e da proposta de mobilização comunitária, além da apresentação das atividades do Departamento de Comunicação e Saúde do Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz.

De acordo com uma das coordenadoras da oficina, a pedagoga sanitarista Carmem Machado a Ses vai integrar a Rede de Videotecas do Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz, desenvolvendo atividades de organização do acervo e dos serviços de empréstimos e reprodução de vídeos.

HISTÓRICO - A Videoteca da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), foi inaugurada em 03/09/96 na gestão do médico Filinto Corrêa da Costa, sob a coordenação da Divisão de Educação em Saúde. A idéia surgiu a partir de um encontro com a equipe da Videosaúde – Distribuidora do Departamento de Comunicação e Saúde do Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz no Rio de Janeiro e a Técnica em Assuntos Educacionais e Culturais, Claudia Macieski que se responsabilizou pela implantação do serviço de videoteca na Secretaria de Estado de Saúde.

A princípio foram disponibilizadas e enviadas para reprodução apenas 150 fitas de vídeo virgens para o Canal Saúde / Fiocruz, resultando no início do acervo videográfico da Ses.

A videoteca tem participado das capacitações, conferências de saúde e no auxílio pedagógico aos profissionais de saúde. O modelo do serviço, embora em expansão, estava centrado na organização, reprodução e empréstimo de seu acervo.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379885/visualizar/