Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 22:57
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Com a finalidade de apoiar o trabalho nas escolas estaduais que possuem laboratórios de informática e capacitar os professores na área tecnológica, a secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) em sete municípios do Estado. Esses núcleos têm desenvolvido uma série de trabalhos que visam a inclusão digital dos alunos das escolas públicas.

O NTE Serra do Roncador, do município de Nova Xavantina (a 651km sudoeste de Cuiabá), implantou 16 projetos que estão inovando o ensino na região. Ao todo são mais de três mil estudantes beneficiads, nos municípios de Água Boa, Alto Boa Vista, Araguiana, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Cana Brava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, São Felix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoreú e Vila Rica.

“Os projetos têm como objetivo a formação de professores mediadores, que interajam com os alunos, utilizando o computador como ferramenta auxiliar. Lembrando que os alunos deverão se tornar aprendizes independentes, com ritmos próprios na construção do conhecimento”, esclarece a coordenadora do NTE de Nova Xavantina, Maria Nazareth Bizutti.

Entre os cursos dirigidos aos professores, estão: Informática Educativa; Orientador de Projetos de Trabalhos; e Proformação. Já os estudantes participam de projetos como os de Leitura e produção; Olho no Futuro; Tecnologia na Escola; e Escola Comunicativa.

COMUNICAÇÃO – O projeto Escola Comunicativa, que visa implantar emissoras de rádio em cinco escolas, usa a tecnologia de informação e a mídia para desenvolver a expressão e a comunicação nos alunos. “Com isso, queremos auxiliar as crianças a falar em público, exercitar o raciocínio e verbalizar o pensamento com menos inibição, estimulando assim, a imaginação e a criatividade”, ressalta Maria Nazareth.

O projeto da rádio foi inspirado no programa Educomrádio, que está sendo implantado pela Seduc, em parceria com a Universidade de São Paulo, em 20 escolas de Mato Grosso. A Escola Comunicativa pretende que os alunos produzam e apresentem programas de rádio utilizando os recursos da informática, exercitando a linguagem oral e escrita em situações reais. Os programas serão gravados e veiculados na emissora de rádio de Nova Xavantina (RNX).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380031/visualizar/