Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Junho de 2004 às 10:52

    Imprimir


Uma vacina que ajuda a acabar com o vício em cocaína foi desenvolvida por uma empresa farmacêutica britânica. Testes promovidos nos Estados Unidos mostraram que metade dos pacientes que receberam a vacina TA-CD, da companhia Xenova, não usou a droga por seis meses.

A substância não pára o desejo pela cocaína, mas inibe a sensação que as pessoas sentem ao usá-la. A empresa afirma que isso previne que pessoas voltem a utilizar a droga.



Anticorpos

"Este é o terceiro estudo nos Estados Unidos que estamos reportando e mostra que quase metade dos viciados ficou livre da cocaína por seis meses. Essa é uma posição notável", afirmou David Oxlade, presidente executivo da Xenova.

Segundo Oxlade, a vacina contra a cocaína funciona como uma vacina normal. Ele diz que ela foi criada anexando partículas de cocaína a uma grande molécula de proteína maior, que é usada para estimular o sistema imunológico do corpo para produzir anticorpos que reconhecem a droga.

"Ela impede que a cocaína passe do sangue para o cérebro, onde você sente o 'barato' e, é claro, onde você fica viciado", afirma Oxlade. O empresário reconhece que é possível que o usuário simplesmente mude de droga, mas salienta que, durante os testes nos Estados Unidos, isso ocorreu apenas algumas vezes.

Um porta-voz do Drugscope, grupo britânico de assistência aos usuários de drogas, afirmou que "esse é um estudo interessante". "É claro que a vacina parece estar funcionando bem para alguns usuários de cocaína. Mas temos que lembrar que nem todas as pessoas reagem da mesma forma aos tratamentos", destacou. "Muitos dos usuários têm problemas sociais e psicológicos complexos. Uma vez que a droga pára de funcionar, elas mudam para uma outra droga."




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380674/visualizar/