Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 12 de Junho de 2004 às 08:56

    Imprimir


A África do Sul é o país com o maior número de casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV no mundo. Cerca de 600 pessoas morrem diariamente no país, vítimas da doença.

O grupo, chamado Media Tenor, afirmou ainda que até a empresa estatal de notícias da África do Sul dedicou apenas pouco mais de 1% de sua programação a informações sobre a doença nos últimos dois anos.

O relatório concluiu que as rádios, as TVs e os jornais sul-africanos não estão cumprindo a sua obrigação de "pressionar o governo para proporcionar mais tratamento e realizar campanhas de prevenção" no país.

"Notícia velha"

O relatório sugere que a relutância em realizar coberturas sobre a Aids pode se dar ao fato de a doença corresponder a uma "notícia velha" para os editores de mídia.

Estima-se que cerca de cinco milhões de sul-africanos tenham o HIV, em uma população de 45 milhões de pessoas.

O combate à doença tornou-se um dos pilares da campanha para a reeleição recente do presidente Thabo Mbeki, que já foi acusado de ignorar durante anos a epidemia de Aids em seu país.

Ele tinha uma teoria de que o HIV não era o causador da doença.

Mas no começo deste ano o governo iniciou a distribuição gratuita de medicamentos para as pessoas que apresentam sintomas de infecção, mas as perspectivas de sucesso no combate à doença ainda são sombrias.

A distribuição de medicamentos não atinge a todos os pacientes de Aids, mas apenas àqueles que apresentam sintomas graves da doença.




Fonte: BBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380790/visualizar/