Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 11 de Junho de 2004 às 11:21

    Imprimir


A combinação de drogas contra a Aids usada em adultos infectados também pode ser efetiva para recém-nascidos, em quem o HIV tende a ser mais agressivo, segundo um estudo divulgado na quarta-feira.

A pesquisa pode servir de orientação no tratamento dos mais de 2 mil bebês que nascem com o vírus a cada dia, 90% deles em países subdesenvolvidos.

As atuais diretrizes norte-americanas se limitam a sugerir o tratamento com múltiplas drogas para bebês com menos de 1 ano que têm o vírus, mas não apresentam sintomas da doença.

O novo estudo, divulgado na edição de quinta-feira da revista New England Journal of Medicine, fornece, junto com outra pesquisa, "crescentes evidências de que vários regimes de terapias anti-retrovirais são seguros, efetivos e bem tolerados durante anos de administração quando iniciados na (primeira) infância", disse Katherine Luzuriaga, da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, em Worcester.

O estudo usou dados de 25 centros médicos nos Estados Unidos e em Porto Rico. Ele concluiu que os bebês que começam a receber o tratamento múltiplo antes dos três meses de idade têm o dobro de chance de desenvolver uma carga viral baixa após quase quatro anos, em comparação com os bebês que começaram o tratamento mais tarde.

Três combinações diferentes de drogas foram testadas. Já surgiram sinais de que o tratamento intensivo no primeiro ano de vida pode tornar o combate ao HIV mais fácil posteriormente. Mas o grupo de Luzuriaga não comprovou isso e disse que o vírus parece capaz de reagir agressivamente a qualquer momento.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380925/visualizar/