Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 10 de Junho de 2004 às 11:51

    Imprimir


Um grupo de alunos da última série do curso de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, da Escola de Engenharia Mauá, desenvolveu um terminal móvel de consulta de preço para uso em estabelecimentos como supermercados, lojas de departamentos, lojas de conveniências, lojas de materiais de construção, entre outros. Denominado Terminal Pessoal de Consulta a Preços, o equipamento é acoplado ao carrinho e facilita as compras dos clientes.

"Os terminais de consulta fixos nos estabelecimentos já são conhecidos, porém permite apenas que o cliente verifique o preço do produto. Nossa idéia foi elaborar um produto de fácil manuseio, que todas as classes sociais pudessem utilizá-lo sem dificuldade, e que oferecesse mais funcionalidade do que uma simples consulta", conta João Cláudio Brito, integrante da equipe criadora do projeto.

O terminal criado pelos estudantes tem o formato de uma caixa fechada e é composto por um software e um hardware dedicados, incluindo microcontrolador, memória, display, sistema de transmissão e recepção de dados e leitor de código de barras.

Além da consulta dos preços, a solução permite que o consumidor controle toda a sua compra. Ao acionar um botão que adiciona o produto que vai levar, após a leitura do código de barra, é possível saber o valor gasto na compra. Se depois de registrar um produto o cliente mudar de idéia, ele pode apertar a tecla remover para eliminar o item de sua lista de compras.

O terminal ainda disponibiliza constantemente a lista de todos os produtos já adquiridos pelo cliente até o devido momento, com sua respectiva quantidade, nome e preço unitário, com subtotal da compra.

Outro ponto que deve contribuir para o sucesso do invento é que o estabelecimento ou terceiros podem enviar propaganda e promoções, por meio do display, durante o período das compras do cliente.

"O sistema também gera um banco de dados que pode ser usado para o planejamento de marketing da empresa, uma vez que registra os produtos mais consultados e consumidos, possibilitando a realização de ações de acordo com o comportamento dos clientes", conta Marcus dos Anjos, outro integrante do grupo.

Os alunos estão requerendo a patente de invenção do equipamento e pretendem contatar empresas do setor para a viabilização em escala industrial do terminal. O grupo é formado por João Cláudio Brito Santos, Marcus dos Anjos Alves, Fernando Valeira Galfo, John Paul Hempel Lima e Gisele Maria Lorenson. O orientador do projeto é o Professor José Carlos de Souza Jr.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381077/visualizar/