Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 15:39

    Imprimir


Com a finalidade de fortalecer a inclusão escolar dos alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), as escolas receberão materiais didáticos específicos para alunos com deficiência visual. Para isso, as Assessorias Pedagógicas estão recebendo um ofício circular com a solicitação de um levantamento do número de alunos cegos matriculados no Ensino Fundamental das escolas públicas, em cada município do Estado.

As doações serão feitas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Esta ação integra o Programa Nacional de Apoio à Educação dos Deficientes Visuais, que tem como propósito ajudar na melhoria do desempenho escolar desses alunos.

No total, serão distribuídos 240 kits com materiais específicos, sendo 120 para alunos cegos e 120 para os de baixa visão. "Com isso, estaremos contribuindo para a escolarização desses alunos, dando a eles autonomia e independência na vida acadêmica", frisa o líder de equipe de Educação Especial da Seduc, Marcino Benedito de Oliveira.

Os kits já estão disponíveis na Seduc, mas até agora apenas quatro municípios enviaram a relação com o nome dos alunos. Os dados podem ser enviados para o endereço: Rua B, s/n Cep: 78.055-971 Centro Político Administrativo - Cuiabá/MT. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (065) 613 6300.

Kits

Os alunos cegos irão receber um kit contendo uma bengala dobrável; um reglete de mesa (régua metálica para escrita do Braille); um guia de assinatura; duas punções (estilete com ponta metálica, para a produção de pontos em relevo para a escrita do Braille); um soroban (aparelho para fazer cálculos matemáticos); uma ponteira de reposição para bengala; e um pacote com cem folhas de papel especial para o Braille.

Já os estudantes com baixa visão receberão kits que são formados por dois cadernos com pauta ampliada em negrito; três lápis especiais; duas canetas pretas com ponta porosa; um pincel atômico preto com ponta redonda grossa; duas borrachas especiais; uma caneta hidrográfica e uma lupa de apoio.




Fonte: Ultima Noticia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381164/visualizar/