Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 15:34

    Imprimir


Um pesquisador da USP (Universidade de São Paulo) demonstrou, pela primeira vez, que campos magnéticos podem estimular infecções por fungos --um estudo que pode levar ao desenvolvimento de antibióticos magnéticos.

De acordo com o dentista André Gasparetto, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, sob determinadas condições de influência magnética, a agressividade da levedura Candida albicans --causadora da candidíase-- aumenta bastante, podendo favorecer o desenvolvimento de infecções.

Mas, segundo o especialista, com o conhecimento adquirido, é possível tentar desenvolver um meio de tornar o microorganismo inofensivo.

"Na prática isto seria conseguir a médio e longo prazo uma forma de antibiótico magnético, ou simplesmente a exposição aos campos como forma de tratamento de processos infecciosos", afirma o pesquisador.

O desenvolvimento de um antibiótico magnético ainda pode estar longe. Mas a técnica desenvolvida permite algumas aplicações, tais como o estímulo da produção de enzimas de interesse comercial.

Estudo paralelo

Gasparetto conta que começou a direcionar suas pesquisas para o magnetismo enquanto cultivava colônias de Candida albicans e percebeu que elas cresciam todas orientadas para a mesma direção. A hipótese imediata apontava para a influência de campos magnéticos.

Como a pesquisa nesta área ainda é incipiente, Gasparetto decidiu elaborar sua tese de doutorado estudando a influência dos campos magnéticos em polímeros usados para compor a base de dentaduras.

"Constatei que a influência dos campos magnéticos aumenta a absorção de água deste polímero, o que facilita a formação de colônias de microorganismos", explica.

A absorção de água faz com que os microorganismos tenham uma aderência maior ao polímero e possibilita o desenvolvimento de uma espécie de filtro microbiano que pode ser utilizado em inúmeras aplicações.

O estudo já foi publicado nos "Abstracts of Bioelectromagnetics Society" e está submetido para publicação no "Bioelectromagnethic Journal".




Fonte: Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381166/visualizar/