Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 11:04

    Imprimir


Uma sala ambiente para o ensino de Geometria foi instalada na escola Estadual Vereador Bento Muniz, em Tangará da Serra (localizada a 240 quilômetros a Médio-Norte de Cuiabá) para atrair a atenção dos alunos de 5ª a 8ª série do ensino Fundamental nas aulas de matemática. A novidade faz parte de um projeto, idealizado pela professora de matemática Sueli Sommer.

Um dos objetivos do projeto é tornar o ensino da Geometria agradável, eficiente e atrativo. De acordo com ela, a implantação da sala facilitou e qualificou o processo de ensino-aprendizagem, já que os alunos podem realizar descobertas e relacioná-las com a natureza e o mundo real.

Os estudantes têm aula na sala ambiente de Geometria uma vez por semana. Atualmente três materiais básicos estão sendo usados nas aulas. São eles: malhas quadriculadas; o Tangram; e um Geoplano.

O Tangram é uma espécie de quebra-cabeça chinês. Construídos pelos próprios alunos, o instrumento é formado por sete peças (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo), que possibilitam a construção dos mais variados tipos de figuras geométricas.

Estudo de simetrias e seqüências; aplicação e redução de figuras; identificação de ângulos, idéias de permuta, cumprimento e perímetro de áreas das figuras planas; e o cálculo das fórmulas de figuras geométricas, são os principais conteúdos ensinados na aula que é realizada na sala ambiente de geometria.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381262/visualizar/