Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 10:59

    Imprimir


A Câmara Municipal irá solicitar para o Ministério da Saúde e para o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o credenciamento do Núcleo Terapia Especializada em Cancerologia (Nutec) para atender pacientes do Sistema Único de Saúde. A proposta foi feita ontem pelos vereadores Mohamed Zaher (PSDB) e Manoel da Silva Neto (PMDB) durante a sessão da Câmara Municipal.

O Nutec funciona em Rondonópolis desde o ano passado atendendo pacientes particulares e conveniados e está tentando o credenciamento para atender também pacientes do SUS. Atualmente, 86 doentes de câncer da cidade fazem o tratamento de quimioterapia e radioterapia em Cuiabá. A Capital possui cinco unidades credenciadas para este tipo de tratamento enquanto que Rondonópolis, segunda maior cidade do Estado, não possui nenhuma.

Para fazer o tratamento os pacientes se submetem a uma viagem de 440 quilômetros (ida de volta de Cuiabá) em condução sem conforto e uma maratona nos locais de tratamento. Quando voltam a Rondonópolis, ainda sofrendo efeitos colaterais dos medicamentos alguns ainda precisam pegar ônibus, bicicleta ou irem a pé para suas casas, aumentando ainda mais o sofrimento deles. A maratona se repete em até três vezes por semana.

Ainda nesta semana a Câmara vai enviar um documento para os dois órgãos solicitando o credenciamento da clínica especializada, expondo as necessidade do tratamento para reduzir o sofrimento dos pacientes.

"Não podemos mais assistir este sofrimento de mulheres e idosos, a saúde tem dinheiro para isso. Estas pessoas estão doentes e necessitam de um bom atendimento e se há uma clínica especializada aqui, não há porque irem até Cuiabá. Vamos ver o que falta para que haja este credenciamento e tentar resolver o problema o mais rápido possível", disse Mohamed.

O médico Manoel salientou que no documento também irá constar a solicitação de aumento de teto para atendimento a estes pacientes para que o município não precise fazer remanejamento de verba, o que poderia comprometer o atendimento em outras especialidades. "Vamos solicitar o credenciamento e o envio de mais verba para que possamos atender estes pacientes sem prejudicar outros", finalizou.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381264/visualizar/