Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 05 de Junho de 2004 às 11:07
Por: Reuters

    Imprimir


TAIPEI (Reuters) - Em uma era na qual um novo computador pessoal pode custar apenas algumas centenas de dólares, uma necessidade adolescente de velocidade está criando um lucrativo nicho de mercado de computadores sofisticados dedicados aos videogames.

Está surgindo uma nova geração de computadores de alto desempenho criados especificamente para os entusiastas dos jogos, adolescentes ou mais velhos, que querem apenas o melhor e estão dispostos a pagar caro por isso.

Os computadores para jogos oferecem diversos adicionais de alta potência --processadores avançados, placas de som e vídeo dispendiosas, fontes de energia adicionais e sistemas de refrigeração que impedem o aquecimento de todos esses componentes sem o uso de ventiladores barulhentos.

Com preços variando de dois mil a cinco mil dólares no exterior, o mercado está atraindo pesos pesados como a Dell e a Hewlett-Packard a concorrer com o pequeno mas dedicado grupo de fabricantes especializados, como os pouco conhecidos VoodooPC, Alienware e Falcon Northwest.

"O mercado de jogos é definitivamente maior que Hollywood, e de diversas maneiras", disse Raul Sood, presidente da canadense VoodooPC, uma da cerca de meia dúzia de fabricantes especializados nesse segmento.

O setor se desenvolveu rapidamente, de um pequeno nicho no mundo dos computadores pessoais a um mercado de talvez dois bilhões de dólares ao ano, disse Sood, que está em Taipei esta semana para a feira de computação Computex, a segunda maior feira do setor no mundo.

"Estamos falando da Dell e da Hewlett-Packard, vendendo no mercado de massa", disse Sood. "Isso legitima os jogos" como nicho importante.

Ainda que os computadores para jogos sejam quase insignificantes no mercado geral de computadores pessoais, estimado pela IDC em 178 bilhões de dólares no ano passado, as vendas da VoodooPC provam o potencial de crescimento do setor.

A receita da empresa mais que duplicou no ano passado, depois de ter subido 125 por cento em 2002, e deve dobrar de novo este ano, disse Sood. Ele não ofereceu números precisos, mas afirmou que as vendas anuais ficam bem acima dos 10 milhões de dólares.




Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381633/visualizar/